Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosenfield, Cinara Lerrerpt_BR
dc.contributor.authorLauda, Luciene Zenaide Andradept_BR
dc.date.accessioned2010-10-22T04:19:43Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26407pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se propôs a compreender as principais estratégias desenvolvidas pelas agências de viagens corporativas, como forma de superar o fenômeno da desintermediação (LEVY,1996), fenômeno promovido pelo advento da Internet e a conseqüente transparência do mercado que possibilita que os produtores primários e os requerentes possam entrar em contato diretamente um com o outro, ameaçando o papel habitual do intermediário. Sendo assim, insere-se no contexto dos estudos da Sociedade da Informação que gera conhecimentos e que requer cada vez mais informação, tornando esse processo um ciclo, característico do novo paradigma tecnológico (CASTELLS, 1999). Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com gerentes, diretores ou sóciosdiretores de quatro agências de viagens corporativas de Porto Alegre. Concluiu-se que a principal estratégia dessas agências foi o investimento em inovações tecnológicas como forma de manterem-se competitivas no mercado. Essa tecnologia, denominada genericamente de selfbooking está possibilitando a transformação do papel de intermediário, porém, ao mesmo tempo, as agências mantêm alguns processos de operação tradicionais. Ao contrário do que sugeriu Levy (1996), que através do ciberespaço os intermediários corriam o risco de tornarem-se parasitas da informação e da transação, esses agentes tentam reinventar suas funções desempenhando um diferente papel na nova economia.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSociedade da informaçãopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleA virtualização do mercado e o fenômeno de desintermediação : um estudo no segmento de viagens corporativaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMello, Luciana Garcia dept_BR
dc.identifier.nrb000758575pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples