Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCardoso, Ana Laura Radtkept_BR
dc.contributor.authorCastro, Flavio Antonio de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-30T03:59:54Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn0103-1716pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264090pt_BR
dc.description.abstractResumo: A eficiência propulsiva da braçada (ηp) pode ser descrita como o percentual da força aplicada pelo nadador na água que contribui para seu deslocamento à frente. Este estudo teve como objetivo verificar o conhecimento, o processo avaliativo e pedagógico de professores e treinadores de natação sobre a ηp, além de fornecer sugestões que promovam a inserção da ηp nas aulas e treinos de natação. Um questionário com seis questões fechadas e três questões abertas, previamente analisado e aprovado por três doutores com experiência teórico-prática no tema da ηp, foi respondido de modo eletrônico por 117 professores e treinadores de natação. Utilizou-sea frequência relativa para a descrição das variáveis categóricas e as associações foram verificadas com teste de X2. O programa SPSS v.20.0 foi utilizado para as análises, alfa foi estabelecido em 5%. As respostas das questões abertas foram analisadas de modo qualitativo. Grande parte dos participantes trabalha com natação há mais de 6 anos (73,4%), possui título de especialista (34,2%), e trabalha em mais de uma área da natação (44,4%). A maioria afirmou conhecer (75,2%) e aplicar (69,2%) o conceito de eficiência propulsiva, mas 53% não medem a ηp nas aulas e nos treinos, além disso apenas 9 de 99 respondentes (9,1%) descreveram corretamente o conceito de ηp. Associações significativas (p < 0,05) foram encontradas entre: (i) formação e aplicação do conceito de ηp (X2 = 12,3); (ii) formação e mensuração da ηp (X2 = 21,1) e (iii) tempo de atuação na área e mensuração da ηp (X2 = 9,7). Sendo a ηp importante para a técnica dos nadadores, sua inclusão é fundamental na formação e no treinamento, logo são necessários conhecimentos corretos, assim como práticas pedagógicas e avaliativas relacionadas ao conceito, a fim de incrementar a técnica de nado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The propulsive efficiency of the stroke (ηp) can be described as the percentage of force applied by the swimmer in the water that contributes to its displacement forward. This study aimed to verify the knowledge, the evaluation and pedagogical process of teachers and coaches of swimming about the ηp, in addition to providing suggestions to promote the insertion of ηp in swimming classes and training. A questionnaire with six closed questions and three open questions, previously analyzed and approved by three doctors with theoretical and practical experience in the subject of ηp, was answered electronically by 117 swimming teachers and coaches. Relative frequency was used for the description of categorical variables and associations were verified with X2 test. SPSS v.20.0 software was used for the analyses, alpha was set at 5%. The answers to the open questions were analyzed qualitatively. Most of the participants have worked with swimming for more than 6 years (73.4%), have a specialist title (34.2%), and work in more than one area of swimming (44.4%). Most claimed to know (75.2%) and apply (69.2%) the concept of propulsive efficiency, but 53% do not measure ηp in lessons and training, moreover only 9 of 99 respondents (9.1%) correctly described the concept of ηp. Significant associations (p < 0.05) were found between: (i) formation and application of the concept of ηp (X2 = 12.3); (ii) formation and measurement of ηp (X2 = 21.1) and (iii) time of performance in the area and measurement of ηp (X2 = 9.7). Being the ηp important for the technique of swimmers, its inclusion is fundamental in the formation and training, therefore, correct knowledge is necessary, as well as pedagogical and evaluative practices related to the concept, in order to increase the swimming technique.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Ciência e Movimento. Distrito Federal, Universidade Católica de Brasília/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Vol. 30, no.3 (2022), p. 1-17.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNataçãopt_BR
dc.subjectSwimmingen
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectPropulsionen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectEvaluationen
dc.titleEficiência propulsiva em natação : o conhecimento e as práticas de professores e treinadorespt_BR
dc.title.alternativePropulsive efficiency in swimming : the knowledge and practices of teachers and coachesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001168778pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples