Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMinuzi, Nathalie Assunçãopt_BR
dc.contributor.authorSonego, Anna Helena Silveirapt_BR
dc.contributor.authorAkazaki, Jacqueline Mayumipt_BR
dc.contributor.authorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Letícia Sophia Rochapt_BR
dc.contributor.authorLonghi, Magalí Teresinhapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-31T03:31:54Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264174pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do estudo foi determinar as competências socioafetivas exigidas dosprofessores do ensino superior na construção de materiais educativos digitais (MED). Apandemia da COVID-19 provocou mudanças nas práticas pedagógicas, sendo necessária, porparte dos educadores, a busca e desenvolvimento de MED que abordassem os aspectoscognitivos, tecnológicos, afetivos e sociais. Dessa forma, utilizou-se uma abordagemexploratória qualitativa tendo como público-alvo 28 professores. A coleta de dados ocorreupor meio da aplicação de um questionário. Como resultado, os docentes enfatizaram aimportância de levar em consideração as competências socioafetivas de abertura ao novo,autogestão, empatia e engajamento, bem como manter a continuidade no estudo.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of the study was to determine the socio-affective competences required ofhigher education professors in the construction of digital educational materials (DEM). TheCOVID-19 pandemic caused changes in pedagogical practices, making it necessary foreducators to seek and develop DEM that address cognitive, technological, affective and socialaspects. Thus, a qualitative exploratory approach was used, targeting 28 professors. Datacollection occurred through the application of a questionnaire. As a result, professorsemphasized the importance of taking into account the socio-affective competences ofopenness to new, self-management, empathy and engagement, as well as maintainingcontinuity in the study.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 21, n. 1 (jul. 2023), p. 433-443pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectCompetencesen
dc.subjectSocio-affective competencesen
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectDigital educational materialsen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleCompetências socioafetivas docentes : um olhar nos materiais educacionais digitaispt_BR
dc.title.alternativeTeaching socio-affective competences : a look at digital educational materialsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001174876pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem