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dc.contributor.advisorSilveira, Paulo Antonio de Menezes Pereira dapt_BR
dc.contributor.authorNery, Karina Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-01T03:32:16Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264241pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa busca analisar os procedimentos artísticos da apropriação e da colagem como possibilidades de ressignificação e reinterpretação de imagens do passado, tendo como objeto de estudo os trabalhos produzidos pelos artistas Denilson Baniwa, Frida Orupabo, Gê Viana, Giana De Dier, Rosana Paulino, Sasha Huber e Silvana Mendes. A ressignificação é pensada a partir da ideia de cura, funcionando como um parâmetro para essa pesquisa: a noção de que imagens podem curar imagens, ou seja, colagens que podem curar fotografias, ao se apropriar delas, constituindo, assim, uma nova imagem. A partir das obras selecionadas, busca-se compreender características específicas da fotografia no período oitocentista brasileiro, aspectos recorrentes nos retratos de pessoas negras, o contexto histórico da origem dessas fotografias e a razão que levou os artistas a se apropriarem delas para produzir colagens — enfatizando uma abordagem crítica sobre os efeitos da colonização no país. O embasamento teórico é sustentado pelo pensamento de autores como bell hooks, Boris Kossoy, Lilia Schwarcz, Sandra Koutsoukos, dentre outros.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze the artistic process of collage as a possibility for reframing and reinterpreting images from the past, having the object of study on collages produced by artists Denilson Baniwa, Frida Orupabo, Gê Viana, Giana De Dier, Rosana Paulino, Sasha Huber, and Silvana Mendes. The resignification comes from the idea of healing, working as a parameter for this research: the notion that images can heal images, it means, collages can heal photographs, by appropriating them, thus buildding a new image. Through the selected artworks, the objective is to comprehend specific characteristics of nineteenth century colonial and imperial Brazil photographs used in their composition, the recurring aspects in portraits of black individuals from the Brazilian eighteenth-century period, the historical context of their origin, and the reasons for the artists presented to appropriate them, emphasizing a critical approach on the effects of colonization in the country. The theoretical foundation is supported by the thoughts of authors such as bell hooks, Boris Kossoy, Lilia Schwarcz, Sandra Koutsoukos, among others.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAppropriationen
dc.subjectPaulino, Rosanapt_BR
dc.subjectCollageen
dc.subjectApropriação (Arte)pt_BR
dc.subjectColagempt_BR
dc.subject19th century photographyen
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectBrazilian contemporary arten
dc.subjectArte contemporânea : Brasilpt_BR
dc.titleColagem e apropriação fotográfica na arte contemporânea brasileira : “imagens curam imagens”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001176027pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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