FastAIML : uma ferramenta para apoiar a geração de base deconhecimento para chatbots educacionais
dc.contributor.author | Krassmann, Aliane Loureiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Herpich, Fabrício | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Alvaro Souza Pereira da | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Anita Raquel da | pt_BR |
dc.contributor.author | Abreu, Cristiane de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Schmitt, Marcelo Augusto Rauh | pt_BR |
dc.contributor.author | Bercht, Magda | pt_BR |
dc.contributor.author | Tarouco, Liane Margarida Rockenbach | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-09T03:30:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/264387 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma ferramenta de autoria web que auxilia na composição da base de conhecimento de chatbots educacionais. Desenvolvida em PHP, permite que sejam gerados arquivos na linguagemde marcação AIML, contendo categorias simples e/ou compostas, com a possibilidade de inclusão de recursos multimídia de forma intuitiva. O sistema possui ainda uma função para incluir automaticamente um rol pré-definido de questões associadas a uma palavra-chave. Um arquivo prontopara ser importado em interpretadores pode ser gerado, sendo neste estudoutilizado para testes o Program-O. A ferramenta se mostra promissora para apoiar a expansão do uso de chatbots na educação, ao facilitar o processo de ampliação das bases de conhecimento desses softwares. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article presents a web authoring tool that assists in the composition of the knowledge base of educational chatbots. Developed inPHP, it allows to generate files in the AIML markup language, containing simple and/or composite categories,with the possibility of including multimedia resources in an intuitive way. The system also has a function toautomaticallyincludeapre-definedlistofquestionsassociatedwithakeyword. A file ready to be imported into interpreters can be generated,being the Program-O used in this study. The tool shows to be promising tosupport the expansion of the use of chatbots in education, by facilitating the process of en largement of the knowledge bases of these software. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 15, n. 2 (2017), p. 1-10. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Chatbots | en |
dc.subject | Chatterbots | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Conversational agents | en |
dc.subject | Knowledge base | en |
dc.title | FastAIML : uma ferramenta para apoiar a geração de base deconhecimento para chatbots educacionais | pt_BR |
dc.title.alternative | FastAIML : a tool to support the generation of knowledgebasefor educationalchatbots | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001175237 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39166)Ciências Humanas (6694)