Repositório Digital

A- A A+

Contribuição ao mapeamento do ruído urbano na cidade de Porto Alegre - RS

.

Contribuição ao mapeamento do ruído urbano na cidade de Porto Alegre - RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Contribuição ao mapeamento do ruído urbano na cidade de Porto Alegre - RS
Autor Maia, Marco Antonio Lopes
Orientador Sattler, Miguel Aloysio
Data 2003
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
Assunto Ruído urbano : Porto Alegre (RS)
Tráfego urbano
Resumo o presente trabalho apresenta dados referentes a um levantamento dos níveis de pressão sonora equivalente (Leq),para as 24 horas de um dia típico de semana, em diversos pontos da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. As informações são processadas através de diferentes análises estatísticas, comparadas com dados de trabalhos anteriores e com resultados de equações de predição de ruído urbano. A metodologia adotada é semelhante à utilizada por García & Faus (1991), em trabalho realizado em cidades da Espanha. O levantamento dos dados de ruído urbano, em período de 24 horas, permite um maior nível de detalhes para a geração de modelos de predição de níveis de pressão sonora e auxilia na visualização da curva de padrões de ruídos horários, para um determinado espaço urbano. Quatorze pontos da cidade foram monitorados, em áreas com características diferenciadas (densidade, população, fluxo de veículos), o que possibilitou verificar os diferentes padrões de ruído associados para cada situação.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/2644
Arquivos Descrição Formato
000374014.pdf (6.469Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.