Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVaccari, Alessandrapt_BR
dc.contributor.authorFarias, Gabriela Figueiredopt_BR
dc.contributor.authorPorto, Débora Schimittpt_BR
dc.date.accessioned2023-09-12T03:33:58Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0102-6933pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264410pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Descrever a experiência da implementação de um modelo para roteiros de aula para treino de habilidades como ferramenta de aprendizagem na graduação em enfermagem. Método: Relato de experiência sobre a implementação de um modelo de roteiro estruturado para o treino de habilidades em um laboratório de enfermagem em uma universidade pública no sul do Brasil. As atividades foram desenvolvidas entre maio/2018 e abril/2019. Resultados: O processo de implementação foi dividido em etapas: revisão da literatura, processo de trabalho, divisão das tarefas, validação, teste piloto, reformulação, divulgação e utilização. Foi observado uma crescente ligação entre os docentes e a equipe do laboratório em relação ao planejamento e gerência das aulas, bem como, o aperfeiçoamento da logística para a organização dos materiais e simuladores. Conclusão: infere-se que a implementação dos roteiros de aula representou uma importante contribuição na qualificação do processo de ensino e aprendizagem para os estudantes e os docentes.pt_BR
dc.description.abstractObjective: To describe the experience of implementing a lesson plan model for skills training as a learning tool in undergraduate nursing. Method: An experience report on the implementation of a structured plan model for skills training in a nursing laboratory at a public university in southern Brazil. The activities were developed between May/2018 and April/2019. Results: The implementation process was divided into stages: literature review, work process, division of tasks, validation, pilot test, reformulation, dissemination and use. There was a growing link between professors and the laboratory staff regarding planning and management of classes, as well as the improvement of logistics for the organization of materials and simulators. Conclusion: The implementation of lesson plans represented an important contribution to the qualification of the teaching and learning process for students and professors.en
dc.description.abstractObjetivo: Describir la experiencia de implementación de un modelo de planes de clase para la capacitación de habilidades como herramienta de aprendizaje en la graduación en enfermería. Método: informe de experiencia sobre la implementación de un modelo de planes de clase estructurado para la capacitación de habilidades en un laboratorio de enfermería en una universidad pública del sur de Brasil. Las actividades se desarrollaron entre mayo/2018 y abril/2019. Resultados: El proceso de implementación se dividió en etapas: revisión de la literatura, proceso de trabajo, división de tareas, validación, prueba piloto, reformulación, divulgación y utilización. Se observó una creciente conexión entre los docentes y el equipo del laboratorio en relación a la planificación y gestión de las clases, así como el perfeccionamiento de la logística para la organización de los materiales y simuladores. Conclusión: La implementación del plan de clase representó una importante contribución en la calificación del proceso de enseñanza y aprendizaje para los estudiantes y los profesores.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista gaúcha de enfermagem. Vol. 41, n. esp. (2020), e20190174pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectSimulationen
dc.subjectDestreza motorapt_BR
dc.subjectMotor skillsen
dc.subjectTeaching materialsen
dc.subjectMateriais de ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducational technologyen
dc.subjectNursing educationen
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectSimulaciónes
dc.subjectDestreza motoraes
dc.subjectMateriales de enseñanzaes
dc.subjectTecnología educacionales
dc.subjectEducación en enfermeríaes
dc.subjectEducación superiores
dc.titleImplementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem : fortalecendo a aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeImplementation of a lesson plan model in the nursing laboratory : strengthening learningen
dc.title.alternativeImplementación de un modelo para planes de clase en el laboratorio de enfermería : fortalecer el aprendizajees
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001114587pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples