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dc.contributor.authorKauffmann, Aline Reispt_BR
dc.contributor.authorSilva, Fábio Pinto dapt_BR
dc.contributor.authorMont'Alvão, Claudiapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-13T03:30:39Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2317-8876pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264898pt_BR
dc.description.abstractAs tecnologias 3D vêm sendo aplicadas em recursos que ampliam o acesso das pessoas com deficiência visual aos objetos de museu. O objetivo deste artigo é discutir a importância da inclusão das pessoas com deficiência visual no projeto desses recursos. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura sobre o acesso das pessoas com deficiência visual aos objetos de museu, a aplicação das tecnologias 3D nesse âmbito e projetos elaborados com co-participação. A inclusão das pessoas com deficiência visual nas equipes de projeto adiciona contribuições e recomendações não centralizadas na cultura visual. Os aprimoramentos resultantes dessa inclusão mostram grande potencial de aplicabilidade e devem envolver decisões desde as escalas para reprodução dos modelos até a seleção das técnicas de impressão e dos materiais. Porém, a ampliação dessa inclusão requer o desenvolvimento de ferramentas, métodos e treinamentos inclusivos.pt_BR
dc.description.abstract3D technologies have been applied to resources that expand the access of people with visual impairments to museum objects. The purpose of this article is to discuss the importance of including visually impaired users in the design of these resources. To this end, a literature review was developed on the access of people with visual disabilities to museum objects, the possibilities of applying 3D technologies in this area and projects developed with co-participation. The inclusion of visually impaired people in project teams adds contributions and recommendations not centered on visual culture. The improvements resulting from this inclusion show great potential for applicability and should involve decisions from the scales for reproduction of the models to the selection of printing techniques and materials. However, expanding this inclusion requires the development of inclusive tools, methods and training.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Ergodesign & HCI. Rio de Janeiro, LEUI/PUC-Rio. Vol. 10, n.2 (2022), p. 30-45pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVisual impairmenten
dc.subjectCodesignpt_BR
dc.subjectDeficiente visualpt_BR
dc.subject3D printingen
dc.subjectImpressão tridimensionalpt_BR
dc.subjectCo-designen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectMuseumen
dc.titleA participação das pessoas com deficiência visual na criação de recursos para museus produzidos por meio de tecnologias 3dpt_BR
dc.title.alternativeThe participation of visually impaired people in the creation of resources for museums produced through 3d technologies en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001176418pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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