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Serviço público como opção profissional : o caso dos servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

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Serviço público como opção profissional : o caso dos servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

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Título Serviço público como opção profissional : o caso dos servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul
Autor Schreiber, Eduardo Fontes
Orientador Costa, Silvia Generali da
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Mercado de trabalho
Motivação
Serviço público
Servidores publicos
Resumo Este estudo aborda conteúdos sobre a opção profissional das pessoas pelo trabalho no setor público e os motivos de ingresso e permanência na função. Aborda também aspectos referentes às dificuldades do mercado de trabalho, a opção pela área pública, motivação e satisfação das pessoas com o trabalho e o que as faz permanecer no setor público. Esses conteúdos serviram de base pra responder a questão que motivou esta pesquisa: “Será que as expectativas e os motivos que levam algumas pessoas a optarem pelo serviço público permanecem, ao longo do tempo, como fatores de satisfação e permanência? Ou seja, será que após o ingresso na carreira pública, as expectativas iniciais se mantém, ou se transformam, com o passar do tempo, em fatores de desmotivação ou frustração no trabalho?” Para analisar os dados utilizou-se a metodologia da análise de conteúdo, viabilizada por dez entrevistas semi-estruturadas, gravadas e posteriormente transcritas. Verificou-se que os motivos de ingresso e permanência se repetem, com exceção de uma que justifica apenas a opção pelo ingresso no setor público (influência dos pais). Os motivos mais citados foram a estabilidade e segurança, o salário e os benefícios e condições de trabalho. Com relação aos fatores de motivação no trabalho, apareceram o dinamismo da rotina, uma rotina desafiadora, participativa, colaborativa; possibilidade de criar, propor, inovar e executar idéias e soluções que possam, de alguma forma, melhorar processos e/ou resultados. Já no que se refere aos fatores de desmotivação ou frustração no trabalho, foi citado por quase todos a questão da burocracia e da hierarquia, que são próprias do setor público, mas que acabam por ser um entrave na celeridade dos processos e na agilidade das decisões. De uma modo geral, no que concerne à satisfação e realização com o trabalho, foi possível notar que há um sentimento geral de felicidade, realização pessoal e profissional, satisfação com o trabalho e, mesmo com o passar dos anos, as pessoas ainda estão bastante motivadas com seu trabalho. Dessa forma pode-se concluir que as expectativas e motivações iniciais, que influenciam a escolha pelo trabalho no setor público, acabam se constituindo, sim, com o passar do tempo, em fatores de permanência.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/26516
Arquivos Descrição Formato
000752578.pdf (752.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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