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Diagnóstico da inserção de gestão de design em micro e pequenas empresas desenvolvedoras de produtos do Rio Grande do Sul através de uma análise estatística multidimensional

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Diagnóstico da inserção de gestão de design em micro e pequenas empresas desenvolvedoras de produtos do Rio Grande do Sul através de uma análise estatística multidimensional

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Título Diagnóstico da inserção de gestão de design em micro e pequenas empresas desenvolvedoras de produtos do Rio Grande do Sul através de uma análise estatística multidimensional
Autor Costa, Isabel León Bacil
Orientador Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Assunto Competitividade
Desenvolvimento de produto
Design de produto
Resumo Por meio da avaliação da inserção da gestão de design em empresas desenvolvedoras de produtos, é possível conhecer qual é o papel do design em diferentes setores industriais. Este trabalho apresenta a pesquisa feita em micro e pequenas empresas desenvolvedoras de produtos do Rio Grande do Sul (RS) dos setores de artesanato, calçadista, de gemas e jóias, eletro-eletrônico, metal-mecânico, moveleiro, de móveis sob medida e têxtil. Esses setores foram selecionados por, em geral, serem contemplados em premiações de design de produtos e por apresentarem diversos perfis tecnológicos. O trabalho foi baseado na metodologia proposta por Borja de Mozota em 2002, que permitiu classificar empresas em relação à maneira como inserem o design na sua cadeia de valor. Nas empresas estudadas neste trabalho, identificaram-se quatro tendências principais em relação à utilização do design: gerencial, econômica, estratégica e orientada ao consumidor. A partir dessas tendências, foi possível agrupar as 27 empresas participantes do estudo em quatro grupos ligados às tendências de utilização de design. Esses grupos foram analisados e comparados entre si e os resultados deste estudo foram comparados com os de Borja de Mozota (2002a, 2002b). A partir dessas comparações, concluiu-se que um conhecimento técnico de design e de processos empresariais possibilita a aplicação do design de maneira a transformar processos de atividades dentro das firmas e que esse emprego do design é uma fonte de diferenciação das empresas. Também se verificou que o conhecimento necessário para utilizar o design desse modo é obtido por meio da formação em design dos profissionais desenvolvedores de produtos, do constante contato com escolas de design e da experiência da empresa no mercado.
Abstract It is possible to know what is the role of design in different industrial sectors by evaluating design management insertion in product development firms. A research conducted in micro and small enterprises in Rio Grande do Sul, Brazil, is presented here. Firms of the crafts, cosmetics, metal and mechanical, leather and shoes, gemstones and jewels, electro and electronics, clothing, furniture and custom furniture industries participated of this study. This sectors were selected for they usually participate of design contests and for their different technological profiles. A methodology presented by Borja de Mozota in 2002 was the base of the study, allowing to classify the firms by the way they insert design in their value chain. Four principal usages for design were identified in this work: managerial, economical, strategic and consumer oriented, grouping the 27 participant enterprises in four clusters. This groups were analyzed and compared among them and the results of this study were compared to those of Borja de Mozota (2002a, 2002b), permitting to conclude that applying design in order to transform activity processes in firms differentiates some enterprises from others. For this, technical knowledge on design and industrial processes is necessary. It was also verified that for doing that, it is essential that product developers are graduated in design, that a constant contact with design schools is kept and that the firms´ have a broad experience in market.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/26529
Arquivos Descrição Formato
000756667.pdf (3.695Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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