Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchlatter, Margaretept_BR
dc.contributor.authorRosa, Rafael Gomespt_BR
dc.date.accessioned2023-09-28T03:34:35Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265328pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo reunir e apresentar contribuições de estudos brasileiros sobre ações pedagógicas inclusivas para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Básica. Embora a inclusão escolar seja um direito assegurado por lei (BRASIL, 1988, 1996, 2004, 2012, 2015), ainda são poucas as investigações que analisam os modos como ela é colocada em prática em salas de aula regulares em que há estudantes com TEA. Para compilar estudos interpretativos realizados no contexto escolar brasileiro, utilizei a metassíntese qualitativa, uma revisão sistemática de literatura sobre o tema focalizado, que permitiu gerar sínteses e asserções a partir da análise empreendida. Realizei um levantamento bibliográfico no Catálogo Capes de Teses e Dissertações publicadas entre 2012 e 2022. Com base em critérios que respondessem ao foco de análise - práticas pedagógicas inclusivas em salas de aula regulares -, as 172 pesquisas encontradas foram reduzidas para 9. As investigações analisadas foram realizadas no Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. A partir de uma análise minuciosa desses trabalhos, os resultados obtidos foram organizados em sinopses descritivas e em duas asserções: (a) a inclusão escolar de estudantes com TEA é promovida com uma variedade de ações pedagógicas que possibilitam sua participação em sala; (b) a inclusão escolar de estudantes com TEA em turmas regulares é concebida, em alguns estudos, como sucesso na aprendizagem e, em outros, como sucesso na aprendizagem e interação. Os resultados da metassíntese empreendida fornecem subsídios teóricos e práticos para ação pedagógica de educadores comprometidos/as em promover práticas pedagógicas inclusivas.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to gather and present the contributions of scientific Brazilian studies about inclusive pedagogical actions to students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Basic Education. Although school inclusion is a right guaranteed by law (BRASIL, 1988, 1996, 2008, 2012, 2015), there are still a few studies that analyze how inclusion is put into practice in regular classrooms where there are students with ASD. In order to collect interpretative studies carried out in Brazilian schools, I used qualitative metasynthesis, a systematic review of literature on the theme focused, which allowed me to make syntheses and assertions based on the analysis developed. The bibliographic survey was conducted on the Capes Catalog of Theses and Dissertations published from 2012 to 2022. Based on criteria concerning the analytical focus of this research - inclusive pedagogical practices in regular classrooms -, the 172 studies found were reduced to 9. The studies analyzed were carried out at Elementary School, Middle School and High School. Based on a thorough analysis of these researches, the results were organized in descriptive synopses and in two assertions: (a) the school inclusion of students with ASD is promoted with a variety of pedagogical actions that enable their participation in class; (b) the school inclusion of students with ASD in regular classrooms is conceived, in some studies, as successful learning and, in others, as successful learning and interaction. The results of the metasynthesis undertaken provide theoretical and practical support for the pedagogical action of educators committed to promoting inclusive pedagogical practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusive pedagogical actionsen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSchool inclusionen
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectStudents with autism spectrum disorderen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.title"Não é o/a estudante que precisa se adaptar à escola, é a escola que precisa se adaptar ao estudante" : contribuições de estudos brasileiros sobre ações pedagógicas inclusivas para estudantes com transtorno do espectro autista na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001177399pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples