Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarcello, Fabiana de Amorimpt_BR
dc.contributor.authorLehmkuhl, Luana de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-28T03:35:16Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265354pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar obras literárias infantis afro-brasileiras cujo contexto seja o quilombo, como uma forma de identificar aspectos concernentes à infância quilombola nessas produções. Para tanto, delimitamos inicialmente o que compreendemos como pertinente e singular para a infância quilombola, partindo da compreensão dos próprios valores civilizatórios afro-brasileiros (TRINDADE, 2006). Versamos na sequência sobre a dimensão da territorialidade, seguida pela ancestralidade, oralidade e memória, e por fim trazemos alguns aspectos referentes a religiosidade, corporeidade e musicalidade. Nos valemos dos quilombos editoriais, isto é, editoras que veiculam exclusivamente literatura afro-brasileira, e destas selecionamos três editoras, sendo elas: Aziza Editora, Editora Malê Mirim e Editora Nandyala. O conjunto de livros selecionados é de um total de sete livros, que são: “Pedras, pedrinhas e pedregulhos” e “Kabu e Ketula”, ambos escritos por Pituka Nirobe e ilustrados por Levi Cintra, publicados em 2017 pela editora Nandyala; “Bucala – a pequena princesa do Quilombo Cabula”, escrito por Davi Nunes e ilustrado por Daniel Santana, que foi publicado em 2019 pela editora Malê Mirim; e, por fim, a coleção “Griôs da Tapera”, que é composta pelos livros: “Dona Sebastiana e como tudo começou”, “Tapera encantada”, “As pedras da Tapera” e “Como proteger as crianças e fazê-las crescerem fortes”, escritos por Sinara Rúbia, ilustrados por Renato Cafuzo, e publicados em 2019 pela Aziza editora. Como parte dos eixos analíticos, elegemos os valores civilizatórios, especialmente os valores da corporeidade, Axé, religiosidade, musicalidade, ancestralidade, oralidade e memória. Dentre as análises, depreendemos que de diferentes formas tais valores se apresentam nos livros, entretanto, mesmo sendo de diferentes modos, tais conceitos operam constantemente nos livros, sendo conteúdo, mas também forma que dá o tom às narrativas.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to analyze Afro-Brazilian children's literary works whose context is the quilombo, as a way of identifying aspects concerning the quilombola childhood in these productions. To do so, we initially delimit what we understand as relevant and singular for Quilombola childhood, starting from the understanding of Afro-Brazilian civilizing values themselves (TRINDADE, 2006). We then deal with the dimension of territoriality, followed by ancestry, orality and memory, and finally we bring some aspects related to religiosity, embodiment and musicality. We used editorial quilombos, that is, publishers that publish exclusively Afro-Brazilian literature, and from these we selected three publishers, namely: Aziza Editora, Editora Malê Mirim and Editora Nandyala. The set of selected books is from a total of seven books, which are: “Stones, pebbles and boulders” and “Kabu e Ketula”, both written by Pituka Nirobe and illustrated by Levi Cintra, published in 2017 by Nandyala publishing house; “Bucala – the little princess of Quilombo Cabula”, written by Davi Nunes and illustrated by Daniel Santana, which was published in 2019 by Malê Mirim; and, finally, the “Griôs da Tapera” collection, which comprises the books: “Dona Sebastiana and how it all began”, “Enchanted Tapera”, “As Pedras da Tapera” and “How to protect children and make them grow forte”, written by Sinara Rúbia, illustrated by Renato Cafuzo, and published in 2019 by Aziza editora. As part of the analytical axes, we chose civilizing values, especially the values of embodiment, Axé, religiosity, musicality, ancestry, orality and memory. Among the analyses, we deduced that in different ways such values are presented in the books, however, even in different ways, such concepts operate constantly in the books, being content, but also a form that gives the tone to the narratives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectQuilombopt_BR
dc.subjectLiteratura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectValorespt_BR
dc.titleLiteratura [infantil] negra? sobre narrar e produzir histórias, mundos e experiências do quilombopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001177776pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples