Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2023-09-28T03:38:28Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265443pt_BR
dc.description.abstractA vivência num caminho de empregado de ‘chão de fábrica’ de grande empresa a gestor de uma pequena empresa, junto às teorias de comunicação, contribuíram para as reflexões acadêmicas no campo da comunicação organizacional do cientista e professor Rudimar Baldissera. Em entrevista à Reciis, o professor mobiliza termos frequentemente associados à comunicação e às organizações, tais como imagem-conceito, identidade e públicos, e problematiza o prisma das decisões e dos objetivos da gestão em perspectiva da comunicação para a partilha, o diálogo, a ação/retroação e as perturbações geradas pelos diversos públicos que são constitutivos das organizações. Por meio de reflexões a partir do paradigma da complexidade, Baldissera discorre sobre o ‘tecer’ e ‘retecer’ da imagem das instituições de saúde, da ciência, das universidades públicas e do SUS, no contexto contemporâneo marcado pela emergência sanitária da covid-19. Destaca a comunicação organizacional como um campo consolidado na construção da crítica e do conhecimento na área da comunicação e informação. Rudimar Baldissera é professor associado do Departamento de Comunicação – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), e professor e pesquisador do PPGCOM/UFRGS.pt_BR
dc.description.abstractAlong with communication theories, the experience acquired during the path from ‘factory floor’ employee to manager of a small business contributed to the academic reflections done by scientist and professor Rudimar Baldissera in the organizational communication field. In an interview to Reciis, the professor mobilizes terms frequently associated with communication and organizations, such as concept-image, identity and audience, and problematizes the prism of decisions and objectives of management in perspective of communication for sharing, dialogue, action/feedback and disturbances generated by the different publics that are constitutive of organizations. Through reflections from the paradigm of complexity, Baldissera discusses the ‘weaving’ and ‘reweaving’ of the image of health institutions, science, public universities and SUS, in the contemporary context marked by the health emergency of covid-19. He highlights organizational communication as a consolidated field in the construction of criticism and knowledge in communication and information field. Rudimar Baldissera is an associate professor at the Department of Communication – Faculty of Library Science and Communication (Fabico), and professor and researcher at PPGCOM/UFRGS.en
dc.description.abstractLa experiencia en un camino de empleado en el ‘piso de fábrica’ de una gran empresa a gerente de una pequeña, junto con las teorías de la comunicación, contribuyó a las reflexiones académicas en el campo de la comunicación organizacional del científico y profesor Rudimar Baldissera. En entrevista con Reciis, el profesor moviliza términos frecuentemente asociados con la comunicación y las organizaciones, como ima-gen-concepto, identidad y públicos, y problematiza el prisma de las decisiones y objetivos de la gestión en la perspectiva de la comunicación para compartir, el diálogo, la acción/retroalimentación y las perturbaciones generadas por los diversos públicos que son constitutivos de las organizaciones. A través de reflexiones desde el paradigma de la complejidad, Baldissera discute el ‘tejer’ y ‘retejer’ de la imagen de las institucio-nes de salud, la ciencia, las universidades públicas y el SUS, en el contexto contemporáneo marcado por la emergencia sanitaria de la covid-19. Destaca la comunicación organizacional como un campo consolidado en la construcción de la crítica y el conocimiento en el campo de la comunicación y información. Rudimar Baldissera es profesor asociado del Departamento de Comunicación de la Facultad de Biblioteconomía y Comunicación (Fabico) y docente e investigador del PPGCOM/UFRGS.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRECIIS : revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde. Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganizational communicationen
dc.subjectComunicação pública : Brasilpt_BR
dc.subjectPublic communicationen
dc.subjectImagem-conceitopt_BR
dc.subjectComunicaciónes
dc.subjectComunicación organizacionales
dc.subjectComunicación públicaes
dc.titleO pensamento complexo da comunicação organizacional: sobre identidade, imagem-conceito e gestão de imagem da ciência e do SUSpt_BR
dc.title.alternativeThe complex thinking of organizational communication: on identity, concept-image and image management of science and of SUSen
dc.title.alternativeEl pensamiento complejo de la comunicación organizacional: sobre identidad, imagen-concepto e gestión de la imagen de la ciencia y del SUSes
dc.typeEntrevistapt_BR
dc.identifier.nrb001171941pt_BR
dc.contributor.intervieweeBaldissera, Rudimarpt_BR
dc.contributor.interviewerFerreira Júnior, Roberto Abibpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples