Repositório Digital

A- A A+

Nada é sempre a mesma coisa. Um motivo em desdobramento através da Labanálise

.

Nada é sempre a mesma coisa. Um motivo em desdobramento através da Labanálise

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Nada é sempre a mesma coisa. Um motivo em desdobramento através da Labanálise
Outro título Nothing is ever the same. a motif developed through laban movement analysis
Autor Sastre, Cibele
Orientador Marocco, Ines Alcaraz
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Assunto Corpo : Teatro : Dança
Danca : Teatro
Dramaturgia
[en] Body dramaturgy
[en] Laban movement analysis
[en] Motif writing
[en] Movement score
Resumo Este é um memorial descritivo e dissertativo da investigação artística feita através da utilização da Motif Writing (escrita por motivos) como propulsora de tarefas de movimento para a construção de dramaturgia em dança. A coreografia que resultou deste processo, A Cadeira _/ Uma Ilha, foi criada a partir da Motif Writing de um trecho do solo Experimento da Cadeira, visando a recriação e a multiplicação das qualidades expressivas dos movimentos do motif em outros corpos/sujeitos e relações dinâmicas entre estes, objetos, espaço e tempo. A pesquisa-criação conta com a participação das bailarinas Juliana Vicari e Luciana Hoppe, transformando o solo original em um trio. A escrita do motif relativo ao trecho selecionado da obra de referência utiliza o instrumental da Análise Laban de Movimento como ferramenta metodológica utilizada também para a condução do processo de criação. Inserido num contexto de pesquisa pós-positivista, com perspectiva artística, este memorial contém aspectos dissertativos sobre a Análise Laban em Movimento e a dramaturgia da dança como aportes para o relato do processo de criação. Ambos ajudam a compreender algumas das opções de trabalho buscadas e alcançadas, ou não, nesta investigação. Ao final deste texto comprovo a eficácia da motif writing tanto como ferramenta para reposição como para recriação da dramaturgia da obra de referência e que uma construção através deste procedimento requer a auto-revelação dos artistas. Descubro a 'reduplicação do Outro em mim‘ como potência criadora e afirmativa da minha ação como intérprete.
Abstract This thesis describes the creative and analytical process I used to develop choreography for three dancers called The Chair_/ An Island. I developed this trio choreography from one fragment of an earlier solo choreography called Chair Experiment, using an aspect of Laban Movement Analysis called "motif writing". I used this method as a score to multiply the original motifs into other bodies/subjects, objects, spaces, and time. My work was done in Brazil in collaboration with two other dancers, Juliana Vicari and Luciana Hoppe. From a post-positivist approach and artistic perspective, this thesis describes features of Laban Movement Analysis and Dance Dramaturgy which enhance the creative process. Both help us to understand possible choices and directions which are available to us when creating a choreography. I conclude that motif writing is efficient as a movement score for dramaturgy composition or reposition and that the use of this procedure encourages the artists for a self revelation. I found the 'reduplication of the Other in myself‘ as a creative potential and affirmative way as a performer.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/26547
Arquivos Descrição Formato
000731442.pdf (7.237Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000731442.avi (140.6Mb) Vídeo Vídeo Visualizar/abrir
000731442-02.avi (3.118Mb) Vídeo Vídeo Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.