Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBehr, Arielpt_BR
dc.contributor.authorSchneider, Bianca de Limapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-29T03:35:01Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265483pt_BR
dc.description.abstractO estudo tem por objetivo caracterizar as publicações científicas relacionadas ao Planejamento Financeiro sob enfoque de estudantes. O estudo é classificado como qualitativo, descritivo e bibliográfico, utilizando como fonte secundária periódicos que possuem em seu título, resumo e/ou palavras-chave os termos “financial planning” e “students” publicadas entre 2010 e 2020, a partir da base de dados Web of Science. A técnica utilizada para análise de dados é a análise de conteúdo com o auxílio da ferramenta VOSViewer para clusterização. Os principais resultados obtidos foram o baixo nível de conhecimento de finanças pessoais por estudantes universitários e de ensino médio; conhecimento financeiro como instrumento de realização profissional; o interesse do ensino de conhecimento financeiro para estudantes de áreas não-financeiras; disponibilização de cursos financeiros pelas universidades, de acordo com o perfil e necessidades dos estudantes; o impacto na vida financeira e pessoal dos estudantes, à partir da mudança de tendência das dívidas estudantis; importância do planejamento financeiro desde jovem, principalmente no tocante de reservas financeiras. A contribuição desse estudo refere-se à ampliação da literatura sobre Planejamento Financeiro sob enfoque de estudantes, uma vez que revisa e caracteriza as publicações científicas a respeito deste tema.pt_BR
dc.description.abstractThe study aims to characterize scientific publications related to financial planning under the focus of students. The study is classified as qualitative, descriptive and bibliographic, using as a secondary source journals that have in their title, summary and / or keywords the terms “financial planning” and “students” published between 2010 and 2020, based on the database. Web of Science data. The technique used for data analysis is content analysis, with the aid of the VOSViewer tool for clustering. The main results obtained were the level of knowledge of personal finances by university students and medical teaching; financial knowledge as an instrument of professional achievement; the interest in teaching financial knowledge to students in non-financial areas; provision of financial courses by universities according to the profile and needs of students; the impact on students' financial and personal lives to the changing trend of student debt; importance of financial planning from a young age, especially with regard to financial reserves. The contribution of this study refers to the expansion of the literature on financial planning under a student focus, since it reviews and characterizes scientific publications about personal finance under a student focus.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlanejamento financeiropt_BR
dc.subjectFinancial planningen
dc.subjectPublicação científicapt_BR
dc.subjectStudenten
dc.subjectCharacteristicsen
dc.titleCaracterísticas de planejamento financeiro sob enfoque de estudantes a partir da análise de publicações científicaspt_BR
dc.title.alternativeFinancial planning characteristics under the student focus on scientific publications analysis en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001177850pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020/1pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples