Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVasques, Daniel Giordanipt_BR
dc.contributor.authorWittizorecki, Elisandro Schultzpt_BR
dc.date.accessioned2023-09-30T03:42:06Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn0103-4111pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265546pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar as emoções e violências manifestadas na configuração social de retorno à presencialidade na escola. Para isso, realizou-se uma incursão etnográfica que incluiu observação participante, diários de campo e entrevistas com professores. A configuração foi construída com base em três elementos. O primeiro entende a escola como normatizadora dos modos legítimos de agir e trata da reconstrução de um habitus escolar que inclui os reaprendizados dos autocontroles. O segundo analisa as emoções e a saúde mental, tendo em vista a quantidade de choros, crises, depressões e ansiedades observadas. O terceiro versa sobre o ‘mau comportamento’ e as violências dos estudantes, e relaciona-os à necessidade de um reaprendizado das etiquetas e à ascensão de um código de conduta autoritário, violento e misógino no País. Os aprendizados atitudinais e sociais de um código de conduta humanista e democrático parecem ser um caminho para tensionar essa direção descivilizadora.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the emotions and violence manifested in the social configuration of returning to presentiality at school. For this, an ethnographic incursion was carried out that included participant observation, field diaries and interviews with teachers. The configuration was built around three elements. The first understands the school as a standardizer of legitimate ways of acting and deals with the reconstruction of a school habitus that includes the re-learning of self-control. The second analyzes emotions and mental health, considering the amount of crying, crises, depressions and anxieties observed. The third deals with the 'misbehavior' and violence of students,and relates them to the need for a relearning of etiquette and the rise of an authoritarian, violent and misogynistic code of conduct in the country. The attitudinal and social learnings of a humanist and democratic code of conduct seem to be a way to tension this decivilizing direction.en
dc.description.abstractEste estudio tuvo como objetivo analizar las emociones y violencias manifestadas en la configuración social del retorno a la presencialidad en la escuela. Para ello se realizó una incursión etnográfica que incluyó observación participante, diarios de campo y entrevistas. La configuración se construyó en torno a tres elementos. El primero entiende la escuela como normadora de formas legítimas de actuar y se ocupa de la reconstrucción de un habitus escolar que incluye el reaprendizaje del autocontrol. El segundo analiza las emociones y la salud mental, considerando la cantidad de llantos, crisis, depresiones y ansiedades observadas. El tercero trata sobre las 'malas conductas' y la violencia, y las relaciona con la necesidad de un reaprendizaje de la etiqueta y el surgimiento de un código de conducta autoritario, violento y misógino. Los aprendizajes actitudinales de un código de conducta humanista y democrático parecen ser una forma de tensionar esta dirección descivilizadora.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMotrivivência. Florianópolis. Vol. 35, n.66 (2023), p. 01-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEmotionsen
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectViolenceen
dc.subjectReturn to schoolen
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectRetorno à escolapt_BR
dc.subjectFigurationen
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectEducación físicaes
dc.subjectEmocioneses
dc.subjectViolenciaes
dc.subjectRegreso a la escuelaes
dc.subjectConfiguraciónes
dc.titleEmoções e violências no retorno à presencialidade na escola : uma análise configuracional nos entornos da Educação Físicapt_BR
dc.title.alternativeEmotions and violence in the return to presence at school : a configurational analysis in the environments of Physical Educationen
dc.title.alternativeEmociones y violencia en el retorno a la presencialidad escolar: un análisis configuracional en los ambientes de Educación Físicaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001172937pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples