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dc.contributor.advisorPimenta, Melissa de Mattospt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Francisca Monteiropt_BR
dc.date.accessioned2023-10-03T03:35:54Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265603pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, de caráter exploratório, estuda uma pequena parte da cultura gamer que são os streamers, mais especificamente, mulheres streamers. Há um vasto campo de estudos na área da Comunicação Social que demonstra o constante assédio que jogadoras sofrem durante partidas de videogames online e este trabalho pretende uma análise semelhante no âmbito das Ciências Sociais, porém tratando a figura da streamer. Além de ser uma mulher que joga online, sua principal diferença em relação a uma gamer “anônima” o fato de que tanto suas ações, como sua imagem, serem expostas a qualquer pessoa com acesso à sua transmissão e sem poder se esconder atrás de nomes masculinos – uma prática comum em jogos online para as mulheres evitarem assédio. Por conta desta exposição, a streamer cria tanto uma rede de apoio, quanto aumenta a possibilidade de sofrer assédios e violências online. O trabalho concluiu que, apesar destas mulheres receberem mensagens ofensivas e constantes elogios à aparência durante suas lives, elas acabam criando uma rede de seguidores, seus viewers, que podem atuar como inibidores de possíveis ataques públicos contra elas. De toda forma, ainda são vítimas de violência simbólica, como, por exemplo, a todo tempo terem de se afirmar – e o seu direito de ser – como streamer.pt_BR
dc.description.abstractIn this exploratory work we study a small part of the gamer culture, that of streamers or, more specifically, female streamers. A significant research field in Social Communication shows that gamers suffer constant harassment during online videogames and this work aims to reach a similar analysis from the point of view of the Social Sciences, focused on streamers. Streamers are different from gamers because they are exposed to anyone who has access to their online transmission and cannot hide behind male nicknames – a common strategy in online games to avoid harassment based on gender. In the process of streaming, the streamer creates a support network, as well as enhances her chances of violent and sexual harassment online. We conclude that, even though female streamers do receive offensive messages and constant compliments on their looks and appearance during lives, their network of followers and viewers eventually act as inhibitors from public attacks against them. However, they are still victims of symbolic violence, and are obliged to claim themselves – as well as their right to be – streamers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectGamersen
dc.subjectStreamingpt_BR
dc.subjectStreamersen
dc.subjectMulher : Violênciapt_BR
dc.subjectWomenen
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectHarassmenten
dc.subjectViolência simbólicapt_BR
dc.subjectSymbolic violenceen
dc.titleMulheres gamers e streamers : um estudo exploratório de como é ser mulher na cultura gamerpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001178103pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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