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dc.contributor.authorAndacht, Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2010-11-05T04:20:59Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.issn1807-8583pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26569pt_BR
dc.description.abstractO texto considera uma abordagem freqüente no campo da Comunicação, a construção social/midiática da realidade, como um obstáculo para definir a identidade da área. Não obstante a existência de uma reconhecida teoria sociológica com esse nome, argumenta-se que um uso desta perspectiva na pesquisa converte uma genuína ferramenta epistemológica num artigo de fé. Em vez de uma análise científica, este construcionismo social difuso e ubíquo envolve uma atitude desmascaradora cujo intuito prático é elevar a consciência no que tange à mídia. Esta escolha discursiva é denominada aqui Síndrome de Prometeu. Seu efeito é a progressiva desintegração da identidade do campo devido a uma dupla redução: perda da especificidade disciplinar, por uma fusão com o âmbito sociológico, e perda da cientificidade, pela substituição da evidência do objeto estudado por um a priori teórico do pesquisador.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofIntexto : revista do mestrado da comunicação UFRGS. Vol. 2, n. 12 (jul./dez. 2005), p. 1-15pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicação : Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.titleA síndrome de Prometeu : um obstáculo no desenvolvimento do campo da comunicaçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000547626pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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