Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJunqueira, Heloisapt_BR
dc.contributor.authorFarret, Ana Bragapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-17T03:37:55Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266002pt_BR
dc.description.abstractA construção das identidades de meninas/mulheres se relaciona às experiências de vida de cada uma, e também a eventos comuns a todas, por exemplo, processos fisiológicos como a menstruação. O ciclo menstrual é contínuo em grande parte da vida das mulheres, e abrange aspectos biológicos, socioculturais, políticos e educacionais. Sendo os Livros Didáticos grandes referentes à educação, esta pesquisa objetivou analisar as representações da menstruação e do ciclo menstrual em uma amostra destes materiais de Ciências do 8º ano do Ensino Fundamental. Para isso, foram identificadas palavras-chave, e a partir da técnica de Análise de Conteúdo com abordagem qualitativa, gerou-se aproximações aos significados e sentidos imersos nos conteúdos dos livros. Buscando as relações dos efeitos das interpretações da temática na constituição das subjetividades das meninas, o agrupamento dos termos e suas quantificações resultaram em cinco categorias de análise. Os resultados encontrados são reflexos das relações estabelecidas em sociedade, e vão ao encontro dos padrões histórico culturais hetero patriarcais com reprodução de discursos, mesmo que nas entrelinhas dos Livros Didáticos. A escolarização básica e o ensino de Ciências têm um grande papel em criar possibilidades de transformação social. E a naturalização de temáticas, como a menstruação, com abordagens mais diversas e integradoras, pode transformar as próprias percepções das/dos estudantes juntamente às perspectivas do entorno.pt_BR
dc.description.abstractThe construction of the identities of girls/women is related to the life experiences of each one, and also to events common to all, for example, physiological processes such as menstruation. The menstrual cycle is continuous for most of women's lives, and encompasses biological, sociocultural, political and educational aspects. Since school’s textbooks are big on education, this research aimed to analyze the representations of menstruation and the menstrual cycle in a sample of these Science materials from the 8th year of Elementary School. For this, keywords were identified, and using the technique of Content Analysis with a qualitative approach, approximations to the meanings and senses immersed in the contents of the books were generated. Seeking the relationships of the effects of the interpretations of the theme in the constitution of the girls' subjectivities, the grouping of terms and their quantifications resulted in five categories of analysis. The results found are reflections of the relationships maintained in society, and are in line with the heteropatrical cultural historical patterns with the reproduction of discourses, even between the lines of the Didactic Books. Basic schooling and science teaching play a major role in creating possibilities for social transformation. And the naturalization of themes, such as menstruation, with more diverse and integrative approaches, can transform the student’ own perceptions along with the perspectives of the surroundings.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMenstruationen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectMenstruaçãopt_BR
dc.subjectDidactic booken
dc.titleCiclo menstrual e menstruação em livros didáticos de Ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001152765pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples