Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTettamanzy, Ana Lúcia Liberatopt_BR
dc.contributor.authorPonciano Júnior, Wilsonpt_BR
dc.date.accessioned2023-10-17T03:39:29Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266017pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar textos não ficcionais de Oswald de Andrade sobre teatro para observar sua integração ao contexto da modernidade literária/teatral. Nesse propósito, são estudados o ensaio "Do teatro, que é bom...", do livro Ponta de Lança, e crônicas da coluna "Telefonema", publicadas originalmente no Correio da Manhã e coligidas em volume com o mesmo nome. A escolha desses textos justifica-se pelo fato de compreenderem um vasto período, mais de dez anos, posterior à elaboração de toda obra ficcional do autor. Tal recorte permite a abertura de uma chave de leitura especialmente para a dramaturgia de Oswald, a partir do postulado do próprio autor, e o entendimento de como se consolidou o teatro brasileiro moderno a partir de 1940. Além disso, o estudo das crônicas possibilita a revisão da crítica teatral no Brasil desde seus primórdios, demonstrando a forte ligação desse gênero com a imprensa, como índice tanto das mudanças da sociedade quanto da importância das artes dramáticas. Delinear o perfil de Oswald de Andrade como crítico teatral, mais do que fazer justiça a um dos maiores pensadores que o País já conheceu (permitindo que ele seja lido para além dos preconceitos literários de que é vítima), é revitalizar a importância do gênero dramático na história da literatura nacional e apontar de que modo a crítica teatral pode ser índice de uma identidade que se quer brasileira.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyze some Oswald de Andrade’s non-fictional texts about theater, to observe their integration into the context of modern literature/theater. In this regard, the essay "Do teatro, que é bom…", from the book Ponta de Lança, and some chronicles from the column "Telefonema", originally published by Correio da Manhã and collected in a book with the same title, are studied. The choice of these texts is justified by the fact that they cover a broad period of more than ten years after the establishment of any fictional work of the author. This selection allows the opening of a key reading especially for Oswald’s dramas from the premise of the same author, and the understanding of how the modern Brazilian theater has been consolidated since 1940. In addition, the study of these chronicles enables the review of theater critics in Brazil since its inception, demonstrating the strong connection of this gender with the press, also as an index of changes in society concerning the importance of the performing arts. Delineate Oswald de Andrade's profile as theater critic, rather than doing justice to one of the greatest thinkers that our country has ever known (allowing him to be read beyond the literary bias of such a person), is revitalizing the importance of the dramatic genre in the history of national literature and pointing out how the theater critics can be an index of a supposedly Brazilian identity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAndrade, Oswald de, 1890-1954pt_BR
dc.subjectTheater criticismen
dc.subjectCrítica teatralpt_BR
dc.subjectDramatic literatureen
dc.subjectLiteratura dramáticapt_BR
dc.subjectLiterary historymen
dc.titlePuro teatro, e que teatro! : vaias, palmas e murmúrios do crítico teatral Oswald de Andradept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001186337pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples