Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFlores-Pereira, Maria Terezapt_BR
dc.contributor.authorBagesteiro, Alecsander Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2023-10-17T03:40:10Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266045pt_BR
dc.description.abstractA Lei Federal 12.711/2012, mais conhecida como a Lei de Cotas, completa dez anos desde o seu decreto e sancionamento pela então presidente do Brasil Dilma Rouseff em 2012. A Lei de Cotas garante que cinquenta por cento das vagas em instituições federais de ensino superior sejam reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas, de baixa renda e pretos, pardos e indígenas. A proposta deste trabalho é analisar, sob a ótica teórica da Identidade Relacional, como ocorrem os processos de identificação dos estudantes cotistas do curso de Adminstração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para atingir esse objetivo, a partir de um roteiro semiestruturado, foram realizadas entrevistas em profundidade de caráter qualitativo exploratório com seis alunos cotistas. Foi pela análise das trajetórias dos entrevistados que se fez possível compreender o contexto social da vida pessoal de cada um e como se constroem os processos de identificação quando passam a fazer parte do contexto social da Escola de Administração da UFRGS (EA/UFRGS). Como forma de organização dos dados, levantou-se quatro categorias e duas subcategorias de análise que explicam a trajetória do cotista até a EA/UFRGS, o choque de realidade do cotista mediante ao contraste entre a sua realidade e a realidade do ensino público superior e dos grupos ali presentes, as percepções a respeito das cotas e dos cotistas e, as relações entre os grupos de identidade da EA/UFRGS que origina duas subcategorias: a primeira explica a relação entre os cotistas e os não cotistas e a segunda busca caracterizar o grupo dos cotistas como um grupo de acolhimento.Como resultado desta análise compreende-se que as condições socioeconômicas (classe) e relações étnico-raciais (raça) são determinantes e servem como pano de fundo para os processos de identificação dos cotistas mediante aos seus contextos sociais de origem em convergência com o contexto social que encontram na EA/UFRGS.pt_BR
dc.description.abstractThe Federal Law 12.711/2012, better known as the Quota Law, completes this year ten years since its decree and sanction by the then president of Brazil Dilma Rouseff. The Quota Law guarantees that fifty percent of the places in federal institutions of higher education are reserved for students from public schools, low-income and black, brown and indigenous people. The purpose of this paper is to analyze, from the theoretical perspective of Relational Identity, how the identification processes of quota students of the Administration course at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) take place. To achieve the general objective, based on a semi-structured script, in-depth interviews of an exploratory qualitative nature were carried out with six quota holders. It was by analyzing the trajectories of the interviewees that it was possible to understand the social context of each one's personal life and how the identification processes take place when they become part of the social context of the School of Administration at UFRGS (EA/UFRGS). As a way of organizing the data, four categories and two subcategories of analysis were raised that explain the quota holder's trajectory to EA/UFRGS, the quota holder's reality shock through the contrast between his reality and the reality of public higher education and of the groups present there, the perceptions about quotas and quota holders and the relations between the EA/UFRGS identity groups that originate two subcategories: the first explains the relationship between quota holders and non-quota holders and the second seeks to characterize the group of quota holders as a host group. As a result of this analysis, it is understood that socioeconomic conditions (class) and ethnic-racial relations (race) are determinant and serve as a background for the processes of identification of quota holders through their contexts social origins in convergence with the social context they find at EA/UFRGS.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administraçãopt_BR
dc.subjectRelational identityen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectQuotasen
dc.subjectCotaspt_BR
dc.subjectClassen
dc.subjectBreeden
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCondições sociaispt_BR
dc.subjectManagementen
dc.subjectCondições econômicaspt_BR
dc.titleO processo de identificação do cotista acadêmico em Administração : uma análise na Escola de Administração da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001166100pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples