Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKern, Daniela Pinheiro Machadopt_BR
dc.contributor.authorMello, Sue Gonçalves dept_BR
dc.date.accessioned2023-10-21T03:42:09Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266152pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um recorte das pesquisas, reflexões e atividades que desenvolvi ao longo do curso de Bacharel em História da Arte. Ao contrário do que se espera para um monografia de conclusão de curso, esse trabalho não foi realizado a partir de um problema de pesquisa, mas sim dos processos de pesquisa realizados em anos anteriores. O exercício de realizar uma retrospectiva de meus passos até o momento foi importante para rever o que consegui elaborar. Trabalhar com temáticas obscenas (fora de cena) em um contexto sombrio na história brasileira acabou se tornando um posicionamento político urgente. A partir do dispositivo midiático da censura ocorrida com a exposição Queermuseu (2017), reflito sobre conceitos relacionados às sexualidades nas representações artísticas, que estão em elaboração no Brasil. Além desses pontos, inicio uma reflexão, ainda em desenvolvimento, sobre os tensionamentos entre as ações de censura e a quase obrigação da auto censura em exposições com conteúdos obscenos.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents an excerpt of the research, reflections and activities that I developed throughout the Bachelor of Art History course. Contrary to what is expected for a course conclusion monograph, this work was not carried out from a research problem, but from the research processes carried out in previous years. The exercise of doing a retrospective of my steps so far was important to review what I have managed to critically elaborate so far. Working with obscene (off-screen) themes in a dark context in Brazilian history ended up becoming an urgent political position. From the media device of censorship that occurred with the exhibition Queermuseu (2017), I reflect on concepts related to sexualities in artistic representations, which are being elaborated in Brazil. In addition to these points, I begin a reflection, still in development, on the tensions between censorship actions and the quasi-obligation of self-censorship in exhibitions with obscene content.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCensorshipen
dc.subjectCensura : Artept_BR
dc.subjectObscenidadept_BR
dc.subjectObsceneen
dc.subjectArs Sexualisen
dc.subjectSearchen
dc.titleUma pesquisa obscena : recorte sobre a censura e a cautela em exposições de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001186469pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationHistória da Arte: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples