Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRibeiro, Niura Aparecida Legramantept_BR
dc.contributor.authorMarton, Danielapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-21T03:43:28Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266182pt_BR
dc.description.abstractNesta dissertação, Da arquitetura para a pintura: imagem, matéria e memória, analiso o meu processo como artista visual. A pesquisa plástica tem como ponto de partida a utilização de ornamentos arquitetônicos como documentos de trabalho para meus processos pictóricos. Procuro discutir o que ocorre quando confronto a condição gráfica e de uma única cor de ornamento, com uma pintura de densidade matérica e de colorido exacerbado. Examino o ornamento não como mero elemento de decoração, mas sim como elemento definidor da arquitetura como arte e criador do meu lastro da memória individual e afetiva sobre o espaço. Incorporo procedimentos de recursos como os registros fotográficos, o Autocad como simplificador das imagens e o estêncil, como elemento de transposição de imagens originárias. Trato de questões sobre documentos de trabalho, arquivo, memória, pintura matérica, ornamento e arquitetura, amparadas, dentre outros, por autores(as) como, Adolf Loos, Ana Matria Guasch, Flávio Gonçalves, Florence Mèredieu, Marco Giannotti, Marco Marilice Corona, Ricardo Fabbrini; entre os referenciais artísticos, trago Beatriz Milhazes, Jorge Guinle, Monica Nador e Philip Taaffe.pt_BR
dc.description.abstractIn the dissertation From architecture to painting: image, matter and memory, I analyze my process as a visual artist. The plastic research has as its starting point the use of architectural ornaments as working documents for my pictorial processes. I try to discuss what happens when I confront the graphic condition and a single color of ornament, with a painting of material density and exacerbated color. I examine ornament not as a mere element of decoration, but rather as a defining element of architecture as art and creator of my ballast of individual and affective memory about space. I incorporate resource procedures such as photographic records, Autocad as a simplifier of images and stencil as an element of transposition of original images. I deal with questions about working documents, archive, memory, material painting, ornament and architecture, supported, among others, by authors such as Adolf Loos, Ana Matria Guasch, Flávio Gonçalves, Florence Mèredieu, Marco Giannotti, Marco Marilice Corona, Ricardo Fabbrini, Among the artistic references, I bring as Beatriz Milhazes, Jorge Guinle, Monica Nador and Philip Taaffe.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrnamentospt_BR
dc.subjectOrnaments of architectureen
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectArchiveen
dc.subjectMemoryen
dc.subjectArquivopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMatteren
dc.subjectContemporary paintingen
dc.subjectMatériapt_BR
dc.subjectPintura contemporâneapt_BR
dc.titleDa arquitetura para a pintura : imagem, matéria e memóriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001186411pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples