Repositório Digital

A- A A+

As empresas de grande porte do setor metal-mecânico da região metropolitana de Porto Alegre e a lei de pessoa com deficiência (PCD)

.

As empresas de grande porte do setor metal-mecânico da região metropolitana de Porto Alegre e a lei de pessoa com deficiência (PCD)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As empresas de grande porte do setor metal-mecânico da região metropolitana de Porto Alegre e a lei de pessoa com deficiência (PCD)
Autor Melati, Cláudia
Orientador Antonello, Cláudia Simone
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Pessoas com deficiência
Seleção de pessoal
Resumo O presente trabalho teve como principal objetivo identificar e analisar como as grandes empresas do setor metal-mecânico, da região metropolitana de Porto Alegre, atendem ao percentual de contratação de pessoas com deficiência (PCD) determinado pela Lei n. 8.213 de 1991. Foi utilizado o método exploratório, de natureza qualitativa. Foram feitas 6 (seis) entrevistas semiestruturadas com profissionais que realizam o processo recrutamento e seleção e o acompanhamento das pessoas com deficiência nas empresas estudadas. Para a interpretação dos dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo. A pesquisa evidenciou como se estabelece o processo de recrutamento e seleção dos profissionais com deficiência, bem como as principais dificuldade e facilidades nele encontradas pelas empresas pesquisadas. Os resultados encontrados revelam o alto grau de descumprimento da lei pelas empresas estudadas, porém também demonstram ser possível a contratação e o desenvolvimento dos profissionais deficientes, no ambiente das grandes empresas, se houver um bom planejamento por parte das áreas responsáveis pela inclusão social.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/26632
Arquivos Descrição Formato
000752202.pdf (619.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.