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dc.contributor.advisorGuimarães, Rosana Córdovapt_BR
dc.contributor.authorBomfim, Barbara Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2023-11-07T03:22:33Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266702pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção dos consumidores da Beats sobre o discurso de diversidade da marca e sua representatividade do público LGBTQIAP+, nos canais de comunicação, como estratégia de valorização da marca, tendo em vista, a importância da inclusão desse público e dos demais indivíduos que representam as classes marginalizadas e que buscam a sua representatividade no contexto social, político e econômico. Este estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário online, disponibilizado na rede social Instagram, na página da pesquisadora e através de entrevista com o Grupo Focal, constituído pelos respondentes do questionário que aceitaram participar voluntariamente da pesquisa. A amostra contou com a participação de 65 respondentes do questionário e seis entrevistados no Grupo Focal. Os principais questionamentos foram sobre o motivo pelo qual os consumidores preferiam os produtos da Beats; o entendimento sobre diversidade e a percepção do discurso da Beats sobre diversidade e sua representatividade do público LGBTQIAP+, na mídia. Através do questionário foi possível verificar as características de cada participante, como: sexo; raça; nível de formação; faixa etária; orientação sexual, cidade em que reside e se exerce atividade remunerada. Os resultados obtidos apontam as características predominantes dos participantes dessa pesquisa como sendo a maioria do sexo feminino, de raça preta, com ensino superior completo, pertencentes à faixa etária de 25 a 34 anos, a maioria heterossexual, residentes em Porto Alegre e que exercem atividades remuneradas. Constatou-se também, que os motivos para a escolha do consumo dos produtos da Beats estão relacionados ao sabor, praticidade e teor alcoólico. Todos os participantes definem diversidade como sendo grupo de indivíduos que diferem quanto a sua etnia, raça, idade, peso, orientação sexual e que sofrem discriminação dos demais. Ainda, foi possível verificar que os respondentes conhecem as campanhas publicitárias da Beats e o patrocínio de eventos ligados à população LGBTQIAP+, mas não relacionam a Beats com a representatividade desse público ou de qualquer outro que seja associado à diversidade.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research was to analyze the perception of Beats consumers about the brand's diversity discourse and its representativeness of the LGBTQIAP+ public, in the communication channels, as a brand appreciation strategy, considering the importance of including this public and the other individuals Who represent the marginalized classes and Who seek their representativeness in the social, political and economic context. This study is the result of a qualitative research, whose data collection instrument used was the online questionnaire, available on the Instagram social network, on the researcher's Page and through an interview with the Focus Group, consisting of the questionnaire respondents Who voluntarily agreed to participate in the search. The sample had the participation of 65 questionnaire respondents and six respondents in the Focus Group. The main questions were about why consumers preferred Beats products; the understanding of diversity and the perception of Beats' discourse on diversity and its representation of the LGBTQIAP+ public in the media. Through the questionnaire it was possible to verify the characteristics of each participant, such as: gender; race; level of training; age range; sexual orientation, city of residence and paid activity. The results obtained point to the predominant characteristics of the participants in this research as being the majority female, black, with complete higher education, belonging to the age group of 25 to 34 years, the majority heterosexual, residing in Porto Alegre and carrying out activities remunerated. It was also found that the reasons for choosing to consume Beats products are related to taste, practicality and alcohol content. All participants define diversity as a group of individuals who differ in terms of their ethnicity, race, age, weight, sexual orientation and who suffer discrimination from others. Furthermore, it was possible to verify that the respondents are aware of Beats advertising campaigns and the sponsorship of events related to the LGBTQIAP+ population, but do not relate Beats with the representativeness of this public or any other that is associated with diversity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarcas comerciaispt_BR
dc.subjectDiversityen
dc.subjectValor da marcapt_BR
dc.subjectRepresentativenessen
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectSociais networksen
dc.subjectBranden
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectEstratégia de marketingpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleA representatividade do público LGBTQIAP+ como estratégia de valorização da marca : uma análise da percepção dos consumidores da Beatspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001177984pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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