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dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Edson Fagner Pinheiropt_BR
dc.date.accessioned2023-11-08T03:24:14Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266744pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo principal identificar e analisar a percepção dos trabalhadores do Setor Digital de uma instituição financeira acerca das dificuldades que enfrentaram no seu retorno ao trabalho presencial, procurando também analisar a percepção dos pesquisados acerca dos impactos em seu desempenho e produtividade na migração de suas atividades para o formato home office em período de pandemia. Além disso, de compreender como ocorreu o processo de retorno às atividades presenciais e os aspectos que facilitaram e/ou dificultaram sua adaptação no retorno. A compreensão da temática apoiou-se em conceitos centrais como trabalho, teletrabalho e home office baseado em estudos de autores como: Mourão (2020), Ramos (2007), Holzmann (2011), dentre outros, essenciais para discussão e desenvolvimento da pesquisa. No que tange aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com dados coletados por meio de entrevistas com três mulheres e dois homens, o que nos possibilitou a compreensão da percepção dos trabalhadores entrevistados acerca das dificuldades que enfrentaram ao retornarem do home office. Os resultados obtidos com as entrevistas possibilitaram o entendimento sobre impactos causados no retorno ao trabalho presencial onde ficou evidente que houve vantagens quanto ao aumento da produtividade devido ao ambiente propício e novos hábitos trazidos do home office. Outra vantagem foi a possibilidade de estabelecer relação interpessoal, que permitiu trocas de ideias e informações. As desvantagens do retorno se dão devido os impactos negativos nos aspectos econômicos e em relação ao tempo livre, além da qualidade de vida, privacidade e flexibilidade que são menores no trabalho presencial.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this research was to identify and analyze the perception of workers in the Digital Sector of a financial institution about the difficulties they faced in their return to face-to-face work, also seeking to analyze the perception of those surveyed about the impacts on their performance and productivity in the migration of its activities to a home office format during a pandemic. In addition, to understand how the process of returning to face-to-face activities took place and the aspects that facilitated and/or hindered their adaptation on return. The understanding of the theme was based on central concepts such as work, telework and home office based on studies by authors such as: Mourão (2020), Ramos (2007), Holzmann (2011), among others, essential for discussion and research development. With regard to methodological aspects, this is a qualitative research, with data collected through interviews with three women and two men, which allowed us to understand the perception of the interviewed workers about the difficulties they faced when returning from the home office. The results obtained from the interviews made it possible to understand the impacts caused by the return to face-to-face work, where it was evident that there were advantages in terms of increased productivity due to the conducive environment and new habits brought from the home office, another advantage was the issue of interpersonal relationships that allowed exchanges of ideas and information. The disadvantages of returning are due to the negative impacts on the economy and free time, in addition to the quality of life, privacy and flexibility that are lower in faceto- face.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectHome officeen
dc.subjectTeletrabalhopt_BR
dc.subjectPandemicen
dc.subjectDesempenho no trabalhopt_BR
dc.subjectFace-to-face worken
dc.subjectProdutividadept_BR
dc.subjectProductivityen
dc.titleAs repercussões no desempenho do trabalho dos profissionais do setor digital de uma instituição bancária em Porto Alegre-RS no retorno do home office às atividades laborais presenciaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001178162pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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