Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPapi, Luciana Pazinipt_BR
dc.contributor.authorHehn, Carolina Saftpt_BR
dc.date.accessioned2023-11-08T03:24:29Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266746pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo realizar uma análise sobre a importância da Comunicação Pública - nas políticas públicas -, especificamente o caso das campanhas de alerta precoce de diagnóstico de câncer de mama - “Outubro Rosa”. A Comunicação Pública é um aspecto fundamental na implementação de políticas públicas, pois permite que atores estatais e da sociedade civil atuem conjuntamente na solução de problemas. No entanto, esse aspecto ainda é pouco explorado pela literatura, sendo um assunto profícuo para pesquisas do Campo de Públicas. Em se tratando de comunicação na área de saúde pública, o tema ganha mais importância ainda, pois sabe-se que as campanhas têm potencial de reduzir índices de doenças e acometimentos graves que afetam a população. Nesse sentido, neste trabalho, buscou-se analisar como a campanha de prevenção ao câncer – “Outubro Rosa” é planejada e divulgada no município de Porto Alegre. Como se sabe, o câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres no Brasil e, sendo assim, representa um importante problema de saúde pública em nosso país. Nesse cenário, o planejamento de mídias e estratégias para detecção precoce é imprescindível, pois quanto antes detectado, maiores as chances de cura. Do ponto de vista metodológico foi realizada uma pesquisa documental, em que foram analisados os atores e suas estratégias de planejamento da Campanha “Outubro Rosa” no município de Porto Alegre. Os achados mostram que a maioria das ações são promovidas pelas Organizações da Sociedade Civil e ações bem pontuais e específicas pelo Estado, além de não haver uma integração entre as áreas da comunicação.pt_BR
dc.description.abstractThe research aimed to carry out an analysis of the importance of Public Communication - in public policies -, specifically the case of early warning campaigns for the diagnosis of breast cancer - “Outubro Rosa". Public Communication is a fundamental aspect in the implementation of public policies, as it allows state actors and civil society to act together in solving problems. However, this aspect is still little explored in the literature, being a fruitful subject for research in the Field of Publics. When it comes to communication in the area of public health, the topic gains even more importance, as it is known that campaigns have the potential to reduce rates of diseases and serious illnesses that affect the population. In this sense, in this work, we sought to analyze how the cancer prevention campaign - "Outubro Rosa" is planned and disseminated in the city of Porto Alegre. As is known, breast cancer is the type that most affects women in Brazil and, therefore, represents an important public health problem in our country. In this scenario, the planning of media and strategies for early detection is essential, because the sooner it is detected, the greater the chances of cure. From the methodological point of view, a documentary research was carried out, in which the actors and their planning strategies of the Pink October Campaign in the city of Porto Alegre were analyzed. The findings show that most of the actions are promoted by Civil Society Organizations and very punctual and specific actions by the State, in addition to the lack of integration between the areas of communication.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBreast canceren
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectPublicen
dc.subjectComunicacao socialpt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectDisclosureen
dc.subjectPrevenção de doençaspt_BR
dc.subjectNeoplasias da mamapt_BR
dc.subjectPink octoberen
dc.subjectPlanningen
dc.titleComunicação pública e seu papel no alerta de detecção precoce do câncer de mama : uma análise do planejamento da campanha “outubro rosa” no município de porto alegre no ano de 2022pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001178093pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministração: Formação em Administração Pública e Socialpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples