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dc.contributor.advisorMilan, Marcelopt_BR
dc.contributor.authorLeite, Deborah Balthazarpt_BR
dc.date.accessioned2023-11-09T03:19:38Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266809pt_BR
dc.description.abstractA redução do financiamento público aos museus tem sido considerada uma tendência preocupante, o que significa um risco a estas instituições, especialmente nos países em que historicamente o Estado assumiu o papel de protagonismo, como o Brasil. Diante deste cenário, este trabalho dedica-se à análise de estratégias de financiamento que possam contribuir para manter os museus financeiramente saudáveis. Para isso, analisa as práticas adotadas na França, nos Estados Unidos e no Chile, bem como o histórico e o perfil dos museus brasileiros e das políticas direcionadas ao setor. A partir desta análise, levanta possibilidades alternativas de geração de receitas que possam integrar os orçamentos das instituições de modo a torná-las menos dependentes dos recursos públicos. As estratégias de diversificação incluem iniciativas como captação de patrocínios, parcerias, doações, exploração de atividades comerciais como bilheteria, uso dos espaços físicos, licenciamento de imagem e produção de bens derivados, fundos patrimoniais e ativos digitais.pt_BR
dc.description.abstractThe diminishing state support for museums has been considered a worrying trend, which means a risk to these institutions, especially in countries where the government has historically assumed a leading role, like Brazil. This work is dedicated to the analysis of financial strategies that can contribute to keep museums financially sound. In order to accomplish that, it analyzes the practices adopted in France, the United States, and Chile, as well as the history and profile of Brazilian museums and the public policies targeted at this sector. Based on this analysis, it raises alternative possibilities for generating revenue that can integrate the institutions' budgets in order to make them less dependent on state resources. Diversification strategies include initiatives such as attracting sponsorship, partnerships, donations, exploring commercial activities such as entrance fees, use of spaces, image licensing, production of derivative goods, endowments, and digital assets.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectMuseumsen
dc.subjectFinanciamentopt_BR
dc.subjectFinancingen
dc.subjectGestão financeirapt_BR
dc.subjectFinancial sustainabilityen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleA sustentabilidade financeira dos museus brasileiros : uma análise das principais estratégias de financiamentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001187346pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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