Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNicolao, Leonardopt_BR
dc.contributor.authorTribino, Nathalia Alencastro Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-09T03:19:40Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266812pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso teve como finalidade analisar a motivação em relação ao consumo de livros digitais e desenvolver conhecimento sobre o comportamento do consumidor e os fatores que influenciam a sua tomada de decisão em relação à intenção de compra. O estudo tem como objetivos específicos identificar aspectos e dimensões que englobam a experiência do leitor de e-books, examinar as características que acercam as experiências vividas durante o consumo e, a partir dos resultados das entrevistas, analisar a impressão dos entrevistados diante dos fatores que mais impactam na sua intenção de consumir livros digitais. O presente estudo desenvolveu entrevistas individuais em profundidade a partir de uma pesquisa do tipo exploratório, com o interesse em analisar de forma acentuada as percepções e experiências de cada indivíduo dentro do contexto que será apresentado. As entrevistas em profundidade foram efetuadas com um público-alvo que, especificamente, possui como pré-requisito o hábito de leitura de livros digitais. Após análise, os resultados mostram que a praticidade e a comodidade são as principais motivações para o consumo de livros digitais, além disso, os valores acessíveis também foram destacados pelos entrevistados, já que muitos consideram os livros digitais mais acessíveis financeiramente do que os físicos. O presente estudo conclui que o consumo de conteúdos digitais tem crescido nos últimos anos, e se mostram cada vez mais relevantes no setor editorial brasileiro, por isso, é fundamental entender as motivações dos leitores para atender às necessidades e expectativas.pt_BR
dc.description.abstractThe main subject of this final paper was to analyze the motivation that surrounds the consumption of digital books and to develop knowledge about consumer behavior and the factors that influence their decision process in relation to purchase intentions. The study has as specific objectives to identify aspects and dimensions that embrace the perception of the assiduous reader in face of their routine, to identify and examine the characteristics that surround the experiences lived at the moment that the consumption of digital books lasts, and, from the results of the interviews, to analyze the impression of the interviewees in face of the factors that most impact their intention to consume digital books. The present study developed individual in-depth interviews from an exploratory type research, with the interest in analyzing in a sharp way the perceptions and experiences of each individual in the context. The in-depth interviews were executed with a selected audience that specifically has the pre-requisite the habit of reading digital books. After analysis, the results show that practicity and commodity are the main motivations for consuming digital books, in addition, affordable values were also highlighted by respondents, as many consider digital books more financially accessible than physical books. This study concludes that consumption of digital content has grown in recent years, and is increasingly relevant in the Brazilian publishing industry, so it is fundamental to understand readers' motivations to satisfy necessities and expectations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectDecisão de comprapt_BR
dc.subjectE-readeren
dc.subjectMarketing sensorialpt_BR
dc.subjectE-booksen
dc.subjectAtributos de valorpt_BR
dc.subjectMotivationen
dc.titleMotivações para o consumo de livros digitaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001185913pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples