Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAbdala, Paulo Ricardo Ziliopt_BR
dc.contributor.authorCoelho, Marina Segabinazzipt_BR
dc.date.accessioned2023-11-09T03:20:27Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266854pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como tema “Influenciadores digitais como impulsionadores de consumo no Instagram: o caso de Virgínia Fonseca”. Tem como referencial teórico e, dessa forma, fundamentação, os estudos sobre o marketing de referência, influenciadores digitais e as relações de consumo, para serem utilizados como contraponto aos conteúdos analisados, dando base para o estudo. Busca analisar o conteúdo da influenciadora Virginia Fonseca no Instagram, em termos de criação de proximidade, empoderamento feminino e relações de consumo. Para analisar o corpus foram explorados cerca de 150 vídeos e 50 imagens da influenciadora digital Virgínia Fonseca, atualmente, uma das maiores figuras públicas nesse ramo, no Brasil. Desses 150 vídeos e 50 imagens, foram extraídos os que continham assuntos envolvendo publicidades para dar um foco maior ao tema do consumo. A análise se baseou na metodologia da análise de conteúdo de Bardin (2012), uma técnica muito comum em pesquisas qualitativas, nesse caso, exploratória documental. A análise dessa pesquisa, nesse sentido, buscou entender, categorizando os conteúdos da influenciadora, os significados para além de uma leitura trivial.pt_BR
dc.description.abstractThis research has as theme "Digital influencers as consumption drivers on Instagram: the case of Virgínia Fonseca". It has as theoretical reference and, in this way, foundation, the studies about reference marketing, digital influencers and consumption relations, to be used as a counterpoint to the analyzed contents, giving basis for the study. It seeks to analyze the content of influencer Virginia Fonseca on Instagram, in terms of creating proximity, female empowerment and consumer relations. To analyze the corpus were explored about 150 videos and 50 images of the digital influencer Virginia Fonseca, currently, one of the biggest public figures in this field, in Brazil. From these 150 videos and 50 images, the ones that contained subjects involving advertisements were extracted to give a greater focus on the consumption theme. The analysis was based on Bardin's (2012) content analysis methodology, a very common technique in qualitative research, in this case, exploratory documentary research. The analysis of this research, in this sense, sought to understand, by categorizing the influencer's content, the meanings beyond a trivial reading.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectReference marketingen
dc.subjectInfluenciador digitalpt_BR
dc.subjectDigital influenceren
dc.subjectRelações de consumopt_BR
dc.subjectConsumer relationsen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.titleInfluenciadores digitais como impulsionadores de consumo no Instagram : o caso de Virgínia Fonsecapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001185851pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples