Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Paulo Ricardo Dias de Oliveira Hasse dapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-09T03:20:34Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266863pt_BR
dc.description.abstractDiversos campos do conhecimento estão se dedicando a uma abordagem comportamental, como design, finanças e marketing. O processo de tomada de decisão e os hábitos de consumo são temas fundamentais para diversas áreas do conhecimento. Uma das maneiras de estudar mercados é segmentando o mercado, podendo ser por questões demográficas ou socioeconômicas. Não é possível estudar consumo sem abordar as temáticas de necessidade e desejo, e uma das formas de analisar é segmentando áreas por estágio no ciclo de vida familiar. Todos nascemos, crescemos e nos desenvolvemos em um núcleo familiar que, ao longo do tempo, sofre alterações e tem a suas estruturas modificadas. Cada fase ou momento da vida de um indivíduo requer um conjunto específico de necessidades, que, em muitos casos, são atendidas pelo consumo. Dessa forma, ao se utilizar de um survey quantitativo para coletar dados de residentes da cidade de Porto Alegre, com idades acima de 18 anos e renda familiar superior a 3 mil reais, este estudo visa compreender se, e como, as necessidades dos diferentes estágios do ciclo de vida familiar influenciam os hábitos de consumo, endividamento e poupança dos indivíduos entrevistados.pt_BR
dc.description.abstractMany fields of knowledge are evolving to a behavioral approach, such as design, finance, and marketing. The decision-making process and consumption habits are fundamental topics for several areas of knowledge. To study markets, a possible way is by segmenting them based, for example, on demographic or socioeconomic factors. The themes of need and desire are needed to address any study of consumption, and a way to start this analysis is by segmenting areas according to the stage in the family life cycle. All human beings are born, grow and develop in a family unit that has its structures modified over time. Each phase or moment in an individual's life requires a specific set of needs, often met through consumption. Thus, by using a quantitative survey to collect data from residents of the city of Porto Alegre, aged 18 or older, and with a family income above 3,000 reais, this study aims to understand whether and how the needs of different stages of the family life cycle influence the consumption habits, debt, and savings of the interviewed individuals.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMarketingen
dc.subjectEndividamentopt_BR
dc.subjectFamily life cycleen
dc.subjectIndebtednessen
dc.subjectVida familiarpt_BR
dc.subjectConsumismopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleO endividamento nos estágios do ciclo de vida familiar em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001186283pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples