Repositório Digital

A- A A+

Um ambiente integrado de simulação de sistemas digitais

.

Um ambiente integrado de simulação de sistemas digitais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um ambiente integrado de simulação de sistemas digitais
Autor Wagner, Paulo Rech
Orientador Wagner, Flavio Rech
Data 1991
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
Assunto Ambiente : Projeto
Simulação
Sistemas digitais
[en] Digital systems design environments
[en] Digital systems simulation
[en] Simulation environments
Resumo O trabalho apresenta os recursos oferecidos ao usuario do ambiente de projeto AMPLO para o controle e gerencia do processo de simulação de sistemas digitais. O ambiente de simulação proposto a constituído por diversas ferramentas baseadas em recursos gráficos- interativos. As ferramentas do ambiente permitem executar funções como : construir modelos de simulação a partir das descrições de sistemas armazenadas na base de dados, gerar estados iniciais para os modelos de simulação através de estratégias de inicialização pré-definidas, criar estímulos a serem aplicados aos modelos de simulação utilizando linguagens gráficas e textuais dedicadas, vincular estímulos as entradas primarias dos modelos de simulação, controlar a simulação através dos comandos de simulação disponíveis na sessão de simulação, analisar os resultados das simulações já, realizadas através de recursos gráficos de visualização e criar uma sequência de comandos que devem ser executados dentro de uma sessão de simulação. O ambiente de simulação integra todos os dados gerados durante o processo de simulação em uma base de dados única. Para isto, os objetos manipulados pelas diversas ferramentas do ambiente e as relações existentes entre eles foram definidos de acordo com um modelo de dados uniforme que e a base para a implementação de uma base de dados íntegra e não redundante. A interface de acesso a esta base de dados a constituída por funções primitivas que realizam o acesso a cada um dos objetos. Estas primitivas de acesso a base de dados permitem a criação, alteração e remoção dos objetos mantendo a consistência geral dos mesmos, bem como vários tipos de consultas. O processo de simulação propriamente dito a controlado por um conjunto de funções próprias para a simulação disponíveis na sessão de simulação. A sessão de simulação apresenta uma linguagem de comandos que através de recursos de visualização gráfico-interativos permite ao usuário, entre outros recursos, alterar e monitorar valores de sinais do modelo de simulação e controlar o avanço do tempo de simulação. A sessão de simulação realiza a comunicação com os simuladores através de um sistema de troca de mensagens onde para cada comando fornecido durante a sessão de simulação, uma mensagem é acrescentada ao conjunto de mensagens enviadas ao simulador.
Abstract This work describes the facilities that are available to the user of the AMPLO design environment for controlling and managing the process of digital systems simulation. The proposed simulation environment is composed by several tools that are of graphical-interactive nature. These tools support tasks like: building simulation models from system descriptions stored in the data base, generating initial states for the models according to various initialization strategies, creating stimuli to be applied to the models by using dedicated graphical and textual languages, associating stimuli to the primary inputs of the models, controlling the simulation run through a specialized command language, and analyzing results of already executed simulation runs. The environment integrates all data that is generated during the simulation process in a unique data base. Therefore, objects that are manipulated by the several tools of the environment, as well as relationships between them, have been defined according to a uniform data model which is the basis for the implementation of a consistent and non-redundant data base. The access interface to this data base is composed by primitive functions that implement the access to the objects. These functions allow the creation, modification, and removal of objects, while maintaining their overall consistency, as well as several queries. The process of simulation itself is controlled by a command language. These commands are available during the simulation session, which integrates the environment with the AMPLO simulators through a message system. The command language, through graphical-interactive visualization facilities, allow the user to modify and monitor signals values of the model and to control the simulation time advancement. Each command issue adds a new message to a message queue to be sent to the simulator.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/26693
Arquivos Descrição Formato
000059570.pdf (13.06Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.