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dc.contributor.advisorFernandes, Heitor Carpes Marquespt_BR
dc.contributor.authorMesquita, João Vitor Oliveskipt_BR
dc.date.accessioned2023-11-11T03:24:18Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266988pt_BR
dc.description.abstractO Dilema do Prisioneiro é um modelo clássico em teoria de jogos para o estudo sobre a cooperação entre agentes a princípio egoístas. Este trabalho busca investigar o efeito da memória das interações prévias na dinâmica de um sistema de jogadores espacialmente distribuídos em uma rede quadrada, com ligações entre os jogadores que podem ser acionadas e desligadas. A implementação da memória se dá através de um histórico de jogadas para cada jogador, acessível a todos até o limite da memória individual de cada jogador. Essa implementação visa simular a noção de reputação dos jogadores. Simulações numéricas extensivas foram realizadas, explorando grandes intervalos dos parâmetros, para melhor entender o comportamento do modelo proposto e como a cooperação se mantém (ou não) neste espaço de parâmetros. Os resultados mostram que a memória é um ingrediente importante para a manutenção da cooperação, visto que a inclusão da memória faz com que a cooperação se mantenha para valores de tentação até 100 vezes maiores do que no modelo sem memória, além de ter uma nova fase dominada por cooperadores que não ocorria no modelo sem memória. Além disso, se conclui que a distribuição da memória individual dos jogadores afeta drasticamente o comportamento do modelo para o intervalo de tentação estudado.pt_BR
dc.description.abstractThe Prisoner’s Dilemma is a classic model in game theory for studying cooperation among initially selfish agents. This work aims to investigate the effect of memory of previous interactions on the dynamics of a system of players spatially distributed in a square lattice, with connections between the players that can be activated and deactivated. The implementation of memory is achieved through a play history for each player, accessible to all up to the limit of each player’s individual memory. This implementation aims to simulate the notion of player reputation. Extensive numerical simulations were conducted, exploring large parameter ranges, to better understand the behavior of the proposed model and how cooperation is maintained (or not) in this parameter space. The results show that memory is an important ingredient for the maintenance of cooperation, as the inclusion of memory enables cooperation to be maintained for temptation values up to 100 times greater than in the memoryless model, in addition to having a new phase dominated by cooperators that did not occur in the model without memory. Furthermore, it is concluded that the distribution of individual player memory drastically affects the model’s behavior within the studied temptation range.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeoria dos jogospt_BR
dc.subjectGame Theoryen
dc.subjectPrisoner’s dilemmaen
dc.subjectDilema do prisioneiropt_BR
dc.subjectSimulação de Monte Carlopt_BR
dc.subjectMonte Carloen
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subjectCooperationen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectPercolaçãopt_BR
dc.subjectPercolationen
dc.titleEfeito de memória e reputação em teoria de jogospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001187312pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationFísica: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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