Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMazo, Janice Zarpellonpt_BR
dc.contributor.authorSanchotene, Vitória Crivellaropt_BR
dc.date.accessioned2023-11-11T03:25:56Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267047pt_BR
dc.description.abstractA presente tese de doutorado versa sobre as histórias e memórias de treinadoras brasileiras de esportes paraolímpicos de alto rendimento. Nota-se um aumento quantitativo de pesquisas relativas ao esporte para Pessoa Com Deficiência no século XXI. Dentre os assuntos, percebe-se que o treinador é um tema pouco abordado e torna-se mais raro ainda encontrar investigações sobre as mulheres ocupando posição de liderança. A partir da compreensão de que a treinadora também é protagonista, torna-se relevante investigar suas narrativas, seus percursos e suas experiências no contexto do movimento paraolímpico de alto rendimento. Ressalta-se a importância de preservar, pesquisar e comunicar suas memórias esportivas, contribuindo para dar visibilidade ao protagonismo das mulheres. Deste modo, o objetivo geral da presente pesquisa foi de compreender as posições ocupadas pelas mulheres treinadoras na disposição esportiva paraolímpica no Brasil, e os objetivos específicos foram: a) Verificar como sucedeu a inserção de mulheres brasileiras treinadoras no esporte paraolímpico de alto rendimento no Brasil; b) Elucidar que representações culturais foram construídas acerca de mulheres treinadoras no esporte paraolímpico de alto rendimento no Brasil; c) Averiguar quais as resistências assinaladas à permanência de mulheres treinadoras no esporte paraolímpico de alto rendimento no Brasil. A fim de alcançar os objetivos da pesquisa buscamos embasamento teórico-metodológico nos pressupostos da História Cultural, da História Oral e da História do Esporte. As informações foram coletadas e produzidas acessando distintas fontes: sites, redes sociais, imagens, dissertações de mestrado, teses de doutorado, artigos científicos e depoimentos orais. No que diz respeito a produção de fontes orais realizou-se entrevistas semiestruturadas, guiadas por roteiro de perguntas abertas, com 11 treinadoras brasileiras. Todas as entrevistas foram gravadas, transcritas, analisadas e, posteriormente, cotejadas com as demais fontes históricas. Os resultados da pesquisa são apresentados no formato de três estudos, que contemplam os objetivos específicos e, por sua vez, o objetivo geral da tese. Evidenciou-se, por meio desta pesquisa, que as experiências durante o curso de graduação em educação física se constituem em um dos fatores de relevância para a inserção de mulheres no esporte paraolímpico de alto rendimento no Brasil, uma vez que fornece subsídios para o desempenho no lugar de treinadoras. Destaca-se que a atuação como treinadora é uma função bastante complexa, pois requer distintas competências em meio a diferentes construções culturais no âmbito do trabalho, o qual envolve para além das áreas de preparação física, técnica e tática, apoio psicológico, organização de logísticas acerca da acessibilidade de ambientes de treinamento e alojamentos, dentre outras atividades. Ainda, identificou-se com esta pesquisa que há baixa representatividade de mulheres na posição de liderança no cenário do esporte paraolímpico, sendo mais diminuta a participação quando nos referimos às mulheres com deficiência. Nessa direção, o machismo foi um dos aspectos problemáticos mencionados pelas treinadoras entrevistadas. Portanto, fundamenta-se que iniciativas possibilitando o contato e a aproximação com o esporte para pessoas com deficiência no curso de graduação em Educação Física sejam estimuladas, além de ações afirmativas dos dirigentes e governos na direção de condições de equidade, visibilidade e valorização da mulher no esporte.pt_BR
dc.description.abstractThis doctoral thesis deals with the stories and memories of Brazilian high-performance Paralympic sports coaches. It is perceived that the coach is a subject little discussed and it becomes even rarer to find investigations about women occupying leadership positions. From the understanding that the coach is also a protagonist, it becomes relevant to investigate their narratives, their paths and their experiences in the context of the high-performance Paralympic movement. In addition, it emphasizes the importance of preserving, researching and communicating their sports memories, contributing to give visibility to the protagonism of women. Thus, the general objective of this research was to understand the positions occupied by women coaches in Paralympic sports in Brazil, and the specific objectives were: a) To verify how the insertion of Brazilian women coaches in high-performance Paralympic sports in Brazil took place; b) Elucidate which cultural representations were built around women coaches in high-performance Paralympic sports in Brazil; c) To find out which resistances are indicated to the permanence of female coaches in high-performance Paralympic sports in Brazil. In order to achieve the research objectives, we sought a theoretical-methodological basis in the assumptions of Cultural History, Oral History and Sport History. Information was collected and produced by accessing different sources: websites, social networks, images, master's dissertations, doctoral theses, scientific articles and oral testimonies. With regard to the production of oral sources, semi-structured interviews were carried out, guided by a script of open questions, with 11 Brazilian coaches. All interviews were recorded, transcribed, analyzed and later compared with other historical sources. The research results are presented in the format of three studies, which contemplate the specific objectives and, in turn, the general objective of the thesis. It was evidenced, through this research, that the experiences during the graduation course in physical education constitute one of the relevant factors for the insertion of women in the high-performance Paralympic sport in Brazil, since it provides subsidies for the performance instead of coaches. It is noteworthy that acting as a coach is a very complex function, as it requires different skills in the midst of different cultural constructions in the scope of work, which involves, in addition to the areas of physical, technical and tactical preparation, psychological support, organization of logistics about the accessibility of training environments and accommodation, among other activities. Still, it was identified with this research that there is a low representation of women in the leadership position in the scenario of Paralympic sports, with lesser participation when we refer to women with disabilities. In this sense, machismo was one of the problematic aspects mentioned by the coaches interviewed. Therefore, it is reasoned that initiatives enabling contact and approximation with sport for people with disabilities in the undergraduate course in Physical Education are encouraged, in addition to affirmative actions by leaders and governments towards conditions of equity, visibility and appreciation of women in sport.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWoman coachen
dc.subjectEsportes paraolímpicospt_BR
dc.subjectHistória do esportept_BR
dc.subjectParalympic movementen
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectSport historyen
dc.subjectTreinadoraspt_BR
dc.subjectPerson with disabilityen
dc.titleAtuação de mulheres treinadoras no esporte paraolímpico do Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001187475pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples