Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNogues, Camila Perespt_BR
dc.contributor.authorJardim, Fábio dos Santospt_BR
dc.contributor.authorLima, Elielson Magalhãespt_BR
dc.contributor.authorDorneles, Beatriz Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2023-11-18T03:26:34Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn0102-4698pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267271pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, é apresentado um estudo que se propõe a identificar, de forma quantitativa, habilidades cognitivas, de domínio geral e específico, como preditoras do desempenho aritmético de 127 alunos de 3º e 4º anos do ensino fundamental. Os participantes foram avaliados nas habilidades de memória de trabalho, consciência fonêmica, compreensão leitora, transcodificação numérica, estimativa numérica e raciocínio quantitativo. Essas habilidades cognitivas foram avaliadas em dois momentos, no início e no final do ano letivo, sendo, nesse segundo momento, também avaliado o desempenho aritmético dos estudantes. Os resultados indicaram uma influência direta especificamente da transcodificação numérica, do raciocínio quantitativo e da consciência fonêmica no desempenho aritmético. Além disso, os achados mostraram que a transcodificação numérica é uma habilidade mediadora da relação das habilidades de raciocínio quantitativo e consciência fonêmica com a habilidade aritmética. Com isso, ressalta-se a importância de habilidades de domínio geral e específico para o desempenho aritmético dos estudantes. Destaca-se também a priorização do ensino pautado na compreensão do sistema numérico e das relações entre quantidades (raciocínio quantitativo) para a aprendizagem aritmética, bem como para a prevenção de dificuldades matemáticas futuras.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a study that aimed to identify general and specific cognitive skills as predictors of arithmetic achievement. Through a quantitative analysis, we evaluated 127 students in the 3rd and 4th grades on the following skills: working memory, phonemic awareness, reading comprehension, number transcoding, number line estimation, and quantitative reasoning. We assessed these cognitive skills in two moments, at the beginning and the end of the school year. In this second moment, we also assessed the students' arithmetic achievement. The results specifically indicated a direct influence of number transcoding, quantitative reasoning, and phonemic awareness on arithmetic performance. In addition, the findings showed that number transcoding is a mediator in the relation between quantitative reasoning and phonemic awareness with arithmetic performance. Thus, we emphasize the importance of general and specific skills for students' arithmetic performance. Furthermore, we highlight the prioritization of teaching based on the understanding of the number system and the relations between amounts (quantitative reasoning) for arithmetic learning, as well as for preventing future mathematical difficulties.en
dc.description.abstractEste artículo presenta un estudio cuantitativo que tiene como objetivo identificar las habilidades cognitivas, de dominio general y específico, como predictoras del desempeño aritmético de 127 estudiantes del 3º y 4º años de primaria. Los participantes fueron evaluados en las habilidades de memoria de trabajo, conciencia fonémica, comprensión lectora, transcodificación numérica, estimación numérica y raciocinio cuantitativo. Estas habilidades cognitivas fueron evaluadas en dos momentos, al inicio y al final del año escolar, y en este segundo momento también se evaluó el desempeño aritmético de los estudiantes. Los resultados indicaron una influencia directa específicamente de la transcodificación numérica, del raciocinio cuantitativo y de la conciencia fonémica en el desempeño aritmético. Con eso, los hallazgos mostraron que la transcodificación numérica es una habilidad mediadora de la relación entre el raciocinio cuantitativo y la conciencia fonémica en la aritmética. Así, se enfatiza la importancia de las habilidades generales y específicas para el desempeño aritmético de los estudiantes. También se destaca la priorización de la enseñanza basada en la comprensión del sistema numérico y en las relaciones entre cantidades (raciocinio cuantitativo) para el aprendizaje aritmético, así como para la prevención de futuras dificultades matemáticas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em revista (Belo Horizonte). Vol. 39 (2023), e36486, p. 1-24pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectPredictive skillsen
dc.subjectArithmetic achievementen
dc.subjectAritméticapt_BR
dc.subjectRaciocinio quantitativopt_BR
dc.subjectNumber transcodingen
dc.subjectQuantitative reasoningen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPhonemic awarenessen
dc.subjecthabilidades predictorases
dc.subjectDesempeño aritméticoes
dc.subjectTranscodificación numéricaes
dc.subjectRaciocinio cuantitativoes
dc.subjectConciencia fonémicaes
dc.titleHabilidades cognitivas preditoras do desempenho aritmético de crianças de 3º e 4º anos do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeCognitive skills as predictors achievement of 3th and 4th graders en
dc.title.alternativeHabilidades cognitivas predictoras del desempeño aritmético de niños de 3º y 4º años de primaria es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001187185pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples