Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Nilton Mulletpt_BR
dc.contributor.authorTorelly, Gabrielpt_BR
dc.date.accessioned2023-11-18T03:27:13Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1806-3993pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267296pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo articula-se em dois diferentes sentidos. No primeiro deles, propõe uma crítica aberta e sensível ao imperativo da consciência na prática e na reflexão sobre o ensino de História. No segundo, ensaia as condições de possibilidade de um ensino de História que passa pelos afetos. O percurso teórico realiza-se a partir da criação de uma interface entre a filosofia prática de Spinoza e o pensamento ameríndio de Ailton Krenak. Em termos metodológicos, embora não se reporte diretamente a uma coleta de resultados empíricos, evoca ocorrências de sala de aula, inspiradas nas experiências dos ateliês de imaginação histórica, oriundas da pesquisa “Imaginação e ensino de História” e nas experiências de estudo e de prática, no âmbito do projeto “Aprendizagem em História como Arte de Criar Encontros Alegres”, junto a escolas da rede pública do estado. A partir do aprofundamento teórico proposto e da exposição do limiar epistemológico entre a categoria da consciência histórica e a aprendizagem dos afetos, renova-se o fundamento de um ensino de História voltado para responder às urgências éticas e políticas do presente.pt_BR
dc.description.abstractThis article is made on two different points. The first point proposes a sensible open review about the imperative of conscience in practice and reflection on the teaching of History. The second point is about the conditions and possibilities about a History teaching that consider the people affects. The theoretical path is based on the creation of an interface between the Spinoza practical philosophy and the Ailton Krenak Amerindian thinking. Regarding to methodology, although it is not a collect of empirical results, it brings episodes that have occurred in the classes of the public schools where the studies had been realized, inspired by the historical imagination atelier, which was made from the researching “Imagination and History Teaching”, and from the theoretical and practical experiences based on the project “The art of Creating Happy Meetings”. From the theoretical study that is proposed and the exposition of the epistemological threshold between the category of historical conscience and affects learning, a History teaching focused on bring answers to the ethical and political urgencies of nowadays is renewed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista História Hoje. São Paulo, SP. Vol. 12, n. 26 (jul./dez. 2023), p. 121-145pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectAffecten
dc.subjectConscienceen
dc.titlePara uma crítica da consciência pelos afetos : o ensino de História como desafio de uma aprendizagem das relaçõespt_BR
dc.title.alternativeFor a critique of consciousness by affection : History teaching as a challenge for learning relationshipsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001187093pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples