Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorazza, Sandra Marapt_BR
dc.contributor.authorBampi, Lisete Reginapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:23:22Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/2672pt_BR
dc.description.abstractA partir da perspectiva foucaultiana do governo, utilizando-me das ferramentas analíticas de tecnologias de governo e de racionalidades políticas, analiso um conjunto de artigos publicados em revistas especializadas, em anais de encontros científicos, nacionais e internacionais, além de teses, dissertações e trabalhos apresentados em conferências, congressos e em aulas virtuais. Demonstro como a Etnomatemática, enquanto um dispositivo de governo multicultural, operacionaliza-se por meio do exercício do que denominei de tecnologias do multiculturalismo, (re)atualizando modos de governo multiculturais específicos. A análise produz dois conjuntos demonstrativos de tecnologias: Ordenando poder-saber e Esculpindo o eu. No primeiro conjunto, descrevo as tecnologias de Produção de identidades e as de Hierarquização de diferenças, mostrando como elas se constituem em instrumentos de governo, comportam todo um conjunto de níveis de aplicação e de alvos, hierarquizam modos de existência singulares e os fixam em uma identidade etnomatematizada; no segundo, analiso as tecnologias do eu Reflexivo, Sentimental, Cidadão e Livre, demonstrando como o dispositivo etnomatemático governa a subjetividade, põe a funcionar essas tecnologias, combinando-as com variadas técnicas, procedimentos e práticas específicas de governo. Ao concluir esta pesquisa, argumento sobre a produtividade analítica que a perspectiva foucaultiana oferece para, quem sabe, transgredir fronteiras que conformam os indivíduos em uma identidade (re)conhecida e (re)conhecível, criar experiências curriculares e educacionais renovadas pela possibilidade de uma constante atualização de modos de existência para além de uma subjetividade etnomatematizada.pt
dc.description.abstractFrom the Foucaultian perspective of government, using the analytical tools of technologies of government and political rationalities, I analyze a collection of papers published in specialized magazines, international and national proceedings of scientific meetings, in addition to theses and dissertations presented in conferences and virtual classes. I demonstrate how Ethnomathematics, as a device of multicultural government, becomes operational through the practice of what I designate technologies of multiculturalism, (re)actualizing specific multicultural forms of government. The analysis produces two demonstrative sets of technologies: Ordering powerknowledge and Sculpturing the self. In the first set I describe the technologies of Production of identities and those of Hierarchization differences. I then show how they become instruments of government, admit a whole variety of levels of application and targets, hierarchize singular ways of existence, and fix them in an ethnomathematized identity. In the second set I analyze the technologies of the Reflective, Sentimental, Citizen and Free self, showing how the ethnomathematical device rules the subjectivity, putting them to work and combining them with various techniques, procedures and specific practices of government. In the conclusion of this research I argue about the analytical productivity offered by the Foucaultian perspective for, who knows, the transgression of borders that conform the individuals to a (re)cognized and (re)cognizable identity, the creation of curricular and educational experiences renewed by the possibility of a constant actualization of ways of existence beyond the ethnomathematized subjectivity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDeviceen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectGovernment technologiesen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectMulticulturalismen
dc.subjectEthnomathematicsen
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectEducação multiculturalpt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectGovernamentalidadept_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectGovernopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.titleGoverno etnomatemático : tecnologias do multiculturalismopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000374861pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2003pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples