Repositório Digital

A- A A+

Avaliação do modelo de terceirização adotado pela CEEE-GT na elaboração de projetos elétricos

.

Avaliação do modelo de terceirização adotado pela CEEE-GT na elaboração de projetos elétricos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação do modelo de terceirização adotado pela CEEE-GT na elaboração de projetos elétricos
Autor Pessutto, Fernando
Orientador Kloeckner, Gilberto de Oliveira
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Empresarial.
Assunto Gestão empresarial
Terceirização
Resumo O presente trabalho tem como objetivo realizar reflexão sobre os problemas enfrentados pela CEEE-GT na terceirização da elaboração de seus projetos elétricos. Inicialmente, aborda-se a contextualização histórica da realidade da empresa que implicou na discussão sobre optar-se por tal processo, bem como suas condições estruturais que veriam a refletir positiva ou negativamente na implementação do mesmo. É avaliada a forma em que a terceirização vem sendo executada e, também, considerada a possibilidade da internalização desta etapa da obra de transmissão de energia elétrica. Discorre-se acerca das três metodologias teoricamente mais adequadas para gerir a produção dos projetos elétricos, a fim de identificar-se, por critérios técnicos, a mais indicada para atender à demanda em questão. Neste contexto, são analisadas, desde a possibilidade de internalizar todo o processo até a sua terceirização acompanhada, passando pela hipótese de manutenção interna das decisões técnicas, com delegação externa da sua execução. Como critério para a avaliação são considerados, para cada opção, custos de implementação e operação, impacto na estrutura atualmente existente, expectativa de melhorias técnicas e redução no prazo de elaboração dos referidos projetos. Por fim, conclui-se que a opção por terceirizar é a mais viável. A forma em que a terceirização é utilizada, porém, deve ser modificada. A CEEE-GT deve manter para si as decisões intelectuais relativas aos projetos elétricos e delegar a terceiros as demais atividades.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/26762
Arquivos Descrição Formato
000748563.pdf (193.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.