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dc.contributor.advisorWyse, Angela Terezinha de Souzapt_BR
dc.contributor.authorConceição, Lenize Rodrigues dapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-25T03:27:39Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267672pt_BR
dc.description.abstractO ensino de álgebra na educação básica tem sido frequentemente pautado em memorização e repetição, resultando em uma falta de conexão com outros conteúdos e com situações do cotidiano. Essa abordagem desconectada contribui para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes nessa etapa escolar. Neste contexto, estudos recentes na área de neurociência têm destacado a importância da visualização no aprendizado de matemática. Baseado nisso, este trabalho tem como objetivo investigar a influência da utilização de recursos visuais no ensino de álgebra no Ensino Fundamental. O estudo foi realizado com duas turmas de oitavo ano em uma escola pública estadual no município de São Leopoldo/RS. Uma turma estudou o conteúdo de álgebra sem recursos visuais, enquanto a outra utilizou uma adaptação do material ALGEPLAN, que possibilita a visualização dos conceitos algébricos por meio da relação com a geometria. O estudo seguiu uma abordagem quantitativa, utilizando um desenho de estudo de caso. Foram realizadas três etapas: pré-teste, aplicação dos planos de aula com o uso dos recursos visuais e pós-teste. Para a análise estatística, foi utilizado o teste de Mann-Whitney. Os resultados obtidos não mostraram diferenças significativas entre os grupos, mas revelaram uma tendência de melhora nos resultados do grupo que utilizou os recursos visuais. As análises indicam a necessidade de realizar novas pesquisas, com uma amostra maior de estudantes, a fim de investigar mais profundamente o impacto do uso de recursos visuais no ensino de álgebra. Em suma, este estudo contribui para a discussão sobre o ensino de álgebra e destaca a relevância dos recursos visuais como uma estratégia potencialmente eficaz para promover o aprendizado significativo de matemática.pt_BR
dc.description.abstractThe teaching of algebra in elementary school has often been based on memorization and repetition, resulting in a lack of connection to other content and everyday situations. This disconnected approach contributes to the difficulties students face at this stage of schooling. In this context, recent studies in neuroscience have highlighted the importance of visualization in learning mathematics. Based on this, this paper aims to investigate the influence of the use of visual aids in the teaching of algebra in elementary school. The study was carried out with two eighth grade classes in a public state school in the city of São Leopoldo/RS. Two eighth grade classes were used; one of them studied the algebraic content without the use of visual aids, while the other class used an adaptation of the ALGEPLAN material, which allows the visualization of algebraic concepts through the relationship with geometry. The study followed a quantitative approach, using a case study design. Three phases were carried out: pre-test, application of the lesson plans with the use of visual resources, and post-test. The Mann-Whitney test was used for statistical analysis. The results obtained did not show significant differences between the groups, but showed a tendency to improve the results of the group that used visual aids. These results indicate the need to conduct further research with a larger sample of students to further investigate the impact of using visual aids in the teaching of algebra. In conclusion, this study contributes to the discussion of algebra instruction and highlights the importance of visuals as a potentially effective strategy for promoting meaningful mathematics learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectAlgebra Teachingen
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.subjectVisual Teaching Aiden
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectElementary Educationen
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.titleAtividades visuais no estudo de álgebra no ensino fundamental : um olhar neurocientífico para a aprendizagem de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001187606pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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