Repositório Digital

A- A A+

Rastreabilidade bovina : implantar ou não?

.

Rastreabilidade bovina : implantar ou não?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Rastreabilidade bovina : implantar ou não?
Autor Corá, Maria Fernanda Goulart Gutheil
Orientador Macada, Antonio Carlos Gastaud
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Empresarial.
Assunto Gestão empresarial
Rastreabilidade
Tomada de decisões
Resumo O mercado de exportação de carne bovina no Brasil cresce todos os anos. De acordo com dados de Brasil (2009), o índice de crescimento esperado para este mercado de acordo com projeções de 2008/09 à 2018/19, é de 3,07% ao ano. Atualmente o Brasil já ocupa a primeira colocação no ranking de exportadores de carne bovina. Os principais mercados que o Brasil exporta são União Européia e Estados Unidos, nestes mercados, assim como inúmeros outros, é necessário a certificação da qualidade da carne exportada. Na busca de carne com selo de segurança alimentar, os mercados importadores solicitam do Brasil que o produto seja rastreado. A rastreabilidade é registro das informações dos bovinos, isto é, um histórico do produto desde o seu nascimento até o seu abate. Neste estudo de caso iremos analisar se a Fazenda Riozinho deve ou não implantar o sistema de rastreamento bovino. A implantação de um processo de rastreabilidade precisa de mudança de perfil do produtor rural, isto é, desenvolvimento de controles para garantir a qualidade de seu produto. Este trabalho tem como intuito subsidiar o produtor rural com informações sobre a implantação da rastreabilidade bovina, com o intuito de dar ferramentas para sua tomada de decisão.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/26769
Arquivos Descrição Formato
000748731.pdf (68.15Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.