Repositório Digital

A- A A+

O programa bio-fito da faculdade de farmácia da UFRGS e a perspectiva do mercado internacional de plantas medicinais

.

O programa bio-fito da faculdade de farmácia da UFRGS e a perspectiva do mercado internacional de plantas medicinais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O programa bio-fito da faculdade de farmácia da UFRGS e a perspectiva do mercado internacional de plantas medicinais
Autor Borges, Paulo Eduardo Mayorga
Orientador Nique, Walter Meucci
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Empresarial.
Assunto Exportação
Gestão empresarial
Plantas medicinais
Resumo O presente trabalho buscou avaliar o potencial do mercado internacional de plantas de uso farmacêutico, tendo em vista o Programa Bio-Fito, em desenvolvimento junto à Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O programa propõe ação estruturante para o desenvolvimento de atividades, de ensino, pesquisa e extensão em áreas relacionadas ao estudo da biodiversidade, tendo em vista a busca do desenvolvimento socioeconômico através da organização e do fortalecimento de cadeias produtivas. O estudo foi de natureza exploratória e descritiva, tendo por base a apresentação do Bio-Fito e a análise documental relacionada ao comércio exterior brasileiro, especialmente no que tange às plantas de uso farmacêutico. As principais fontes de informação foram bases de dados disponibilizadas pelo Departamento de Planejamento e Comércio Exterior – DEPLA, da Secretaria de Comércio Exterior – SECEX, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC. As variáveis de maior interesse no estudo foram os indicadores relacionados à balança comercial, desempenho de exportações e principais mercados para as plantas de uso farmacêutico. O trabalho desenvolvido permitiu avaliar o potencial do comercio exterior para plantas de uso farmacêutico. Apesar da dificuldade de estratificar os produtos agrupados no conjunto analisado, é visível que o mercado alemão é um dos mais promissores neste contexto.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/26771
Arquivos Descrição Formato
000748746.pdf (247.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.