Repositório Digital

A- A A+

Alternativas para reduzir os impactos socioambientais do descarte de garrafas PET

.

Alternativas para reduzir os impactos socioambientais do descarte de garrafas PET

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Alternativas para reduzir os impactos socioambientais do descarte de garrafas PET
Autor Haigert, Fernando Callegaro
Orientador Nascimento, Luis Felipe Machado do
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Econegócios e Gestão Socioambiental.
Assunto Gestão socioambiental
Resumo A maneira como são descartadas as embalagens PET é um problema que traz grandes prejuízos ambientais. Soma-se a isso a o fato da reciclagem no Brasil enfrentar dilemas, precisando superar alguns desafios de forma a atingir níveis mais avançados em direção à sustentabilidade. A tentativa de compatibilizar a função intrínseca do sistema de embalagem com os problemas ambientais decorrentes do descarte pós-consumo é um desafio para as entidades de pesquisa, empresas fabricantes de embalagens e sociedade. Sendo que, as principais dificuldades com a coleta de PET dizem respeito à separação e à contaminação por outros produtos. Além disso, existem outros fatores que dificultam o avanço da qualidade do processo produtivo, tornando precários diversos elos desta cadeia produtiva. Frente a este cenário, o presente estudo pretende mostrar os "caminhos" e "descaminhos" das embalagens PET e identificar o papel de cada elo da cadeia logística direta e reversa das garrafas PET, analisando as alternativas para reduzir o impacto socioambiental do seu descarte. Para isso, foram realizadas entrevistas com gestores de organizações que integram os elos destas cadeias. Foram utilizados dados secundários sobre a produção de garrafas PET, recolhimento e destinação destas garrafas. A pesquisa foi realizada no período de junho a setembro de 2009, quando foram entrevistados gestores de Empresas, do Departamento de Limpeza Urbana de Porto Alegre (DMLU), catadores, atravessadores, unidades de triagem e de empresas recicladoras. Resultados mostram as deficiências e fraquejas da cadeia do PET, mas também demonstram a existência de alternativas que podem reduzir os impactos socioambientais causados pela mesma.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/26786
Arquivos Descrição Formato
000747133.pdf (248.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.