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A coparentalidade em pais de crianças com autismo em idade pré-escolar

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A coparentalidade em pais de crianças com autismo em idade pré-escolar

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Título A coparentalidade em pais de crianças com autismo em idade pré-escolar
Autor Santos, Maúcha Sifuentes dos
Orientador Bosa, Cleonice Alves
Data 2007
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Pós-Graduação em Psicologia.
Assunto Autismo
Crianca pre-escolar
Pais : Psicologia
Relações familiares
[en] Autism
[en] Coparenting
[en] Family
Resumo A coparentalidade é um conceito sistêmico que se refere ao modo com que as figuras parentais trabalham juntas em seus papéis como pais. Este estudo examinou a coparentalidade em pais (pai/mãe) de crianças com autismo. Participaram cinco casais cujos filhos apresentam diagnóstico de autismo, sendo que esses tinham entre 4 e 7 anos. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada, a qual foi analisada a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que além das dimensões do conceito propostas pela literatura a Percepção que os Pais (pai/mãe) têm do Filho e a Percepção do Parceiro Parental mostraram-se importantes para a compreensão da coparentalidade. Conclui-se que a presença do autismo no contexto familiar não pode ser compreendida de forma determinística, uma vez que depende de como a família percebe o evento e da presença de uma rede de apoio.
Abstract Coparenting is a systemic concept that refers to the way parents work together in their roles as parents. This study examined coparenting in parents of children with autism. Five couples whose children presents autism diagnosis participated in this investigation. Children were between the ages of 4 and 7. A semi-structured interview was used, which was analyzed by Content Analyses. Results indicated that beyond the concept dimensions proposed by literature, Parents Perception and Perception about Parenting Partner are important for understanding coparenting. The existence of autism in family context cannot be understood in a deterministic way, because it depends on how the family perceives the event and the existence of social support.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/26811
Arquivos Descrição Formato
000761027.pdf (380.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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