Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFigueiredo, Joana Bosak dept_BR
dc.contributor.authorSartore, Kahena Zanardopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-07T03:21:32Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/268121pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe uma investigação dos modos de representação da imagem da mulher no filme O Ano Passado em Marienbad (1961), dirigido por Alain Resnais, levando em conta, principalmente, a presença de espelhos e olhar do outro. Junto a abordagens da história feminista da arte e da teoria feminista do cinema, o trabalho se aproxima do filme como um objeto artístico, levando o cinema para dentro das categorias da arte como objeto poético. A partir de elementos constitutivos das teorias da imagem, da história da arte e teoria do cinema, existe um resgate do espelho e do olhar, com o objetivo de compreender como formaram e como se associam às representações da imagem da mulher ao longo dos séculos. As teorias do olhar no cinema são levantadas através de um viés crítico e contemporâneo, de modo a compreender o contexto em que o filme foi criado. Através dessas reflexões críticas, da história da arte e maneiras de olhar, são realizadas leituras do filme a partir dos conceitos de imagem, espelho e olhar, de modo a entender a imagem da mulher que se forma.pt_BR
dc.description.abstractThis research proposes an investigation of the modes of representation of the female image in the Alain Resnais film, Last Year at Marienbad (1961), taking into account, primarily, the presence of mirrors and the gaze of others. Next to feminist art history and feminist film theory frameworks, this dissertation approaches the film as an artistic object, inserting cinema in the art categories as a poetic object. From theories of the image, art history and film theory overviews, there is a retrieval of the mirror and the gaze, with the goal of comprehending how they formed and how they are associated with the representations of women throughout the centuries. Theories of the gaze in film are compiled through a critical and contemporary lens, with the intent of understanding the context in which the film was created. Through these critical reflections of art history and the ways of looking, readings and analyses are made of the film, from the concepts of image, mirror and gaze, aiming to understand the female image that is made.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectFemale imageen
dc.subjectFilmen
dc.subjectTeoria da imagempt_BR
dc.subjectMirroren
dc.subjectHistória da artept_BR
dc.subjectLast year at Marienbaden
dc.subjectTeoria do cinemapt_BR
dc.subjectImagem (Arte)pt_BR
dc.subjectTheories of the gazeen
dc.titleA mulher dentro do espelho : desdobramentos da imagem em O ano passado em Marienbad, de Alain Resnaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001189339pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples