Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Marta Isaacsson de Souza ept_BR
dc.contributor.authorLeon, Felipe Cremonini dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-07T03:22:47Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/268150pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como tema as produções teatrais realizadas no âmbito do ciberespaço, aqui denominadas de teatro digital, forma artística que ganhou expansão no recente período da pandemia de COVID-19. Após uma breve referência às criações teatrais pioneiras no emprego da internet, realizadas na Nova Zelândia, Espanha e Brasil, o estudo aborda as particularidades da criação teatral no ciberespaço, as explorações estéticas em plataformas de transmissão, e a relação do artista com as operações técnicas que se fazem necessárias. A reflexão traz na base a análise de três criações: Peça (Descartes; Leite, 2020), Excelências: Experimento Zoom (Fronchetti, 2020) e Euforia (Peralta; Spadaccini, 2020), e o relato de alguns artistas produtores dessas obras, bem como experiências do próprio autor desta dissertação. O referencial bibliográfico adotado tem como destaque textos dos teóricos Philip Auslander, Josette Féral, Marta Isaacsson, Mariana Muniz, André Carreira, Hans-Thies Lehmann, Gabriela Lírio, Arlindo Machado e Patrice Pavis. Entre as especificidades estéticas do teatro digital e as particularidades dos processos de criação analisados, o estudo coloca em destaque as influências do isolamento social na prática artística, as diferenças entre criações síncronas e pré-gravadas, o acúmulo de funções por parte dos atores, os riscos da produção cênica no ciberespaço e a dependência do bom-funcionamento da técnica digital.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to explore theatrical productions performed in cyberspace scope, hereafter named digital theater, an artistic form that has risen during the pandemic period of COVID-19. Soon after a brief comment on the pioneering theatrical creations using the internet which were first held in New Zealand, Spain, and Brazil, this study focuses on the particularities of theatrical innovation in cyberspace, aesthetic explorations on transmission platforms, and the artist's relationship with essential technical operations. The theoretical thinking is based on the analysis of three works: "Peça" (Descartes; Leite, 2020), "Excelências: Experimento Zoom" (Fronchetti, 2020), and "Euforia" (Peralta; Spadaccini, 2020), and the reporting of some artists who produced these works, as well as this author’s own experiences. The bibliographic references adopted highlight texts by theorists Philip Auslander, Josette Féral, Marta Isaacsson, Mariana Muniz, André Carreira, Hans-Thies Lehmann, Gabriela Lírio, Arlindo Machado, and Patrice Pavis. Among the aesthetic issues of digital theater and the particularities of analyzed creation processes, the study emphasizes how social isolation influences artistic practice, the differences between synchronous and pre-recorded productions, the functions piling on actors, the risks of scenic production in cyberspace and the digital technique effective functioning dependence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPoéticas tecnológicaspt_BR
dc.subjectTechnological poeticsen
dc.subjectVirtual attendanceen
dc.subjectProdução teatralpt_BR
dc.subjectPandemic showsen
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectDigital theateren
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectPandemia : Covid 19pt_BR
dc.subjectCybercultureen
dc.titleExperiências teatrais no ciberespaço : procedimentos de composiçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001189681pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples