Repositório Digital

A- A A+

Equilíbrio imunológico na tricomonose : a resposta imune do hospedeiro versus os mecanismos de evasão do parasito

.

Equilíbrio imunológico na tricomonose : a resposta imune do hospedeiro versus os mecanismos de evasão do parasito

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Equilíbrio imunológico na tricomonose : a resposta imune do hospedeiro versus os mecanismos de evasão do parasito
Autor Weizenmann, Marina
Orientador Tasca, Tiana
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Farmácia. Curso de Farmácia.
Assunto Parasitologia
Trichomonas vaginalis
Tricomaniase
Resumo Trichomonas vaginalis é o protozoário flagelado causador da tricomonose, a doença sexualmente transmissível não viral mais comum no mundo. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre a resposta imune do hospedeiro durante a tricomonose, os mecanismos de evasão do parasito e os efeitos destes no desenvolvimento da doença. Na resposta do hospedeiro destacam-se os fatores não imunológicos e os fatores imunológicos inatos e adaptativos. Em defesa, o parasito lança mão de mecanismos de evasão: proteases e adesinas; induz liberação de citocinas anti-inflamatórias e apoptose de células imunes; modula funções com o ferro; sofre alterações fenotípicas e morfológicas; produz moléculas citotóxicas; utiliza mecanismos antioxidantes e modula níveis de nucleotídeos e nuclesídeos extracelulares. No sítio de infecção de T.vaginalis a resposta imune do hospedeiro e os mecanismos de evasão do parasito não podem ser contemplados de forma individualizada, mas devem ser visualizados como eventos concomitantes. Desta forma, apesar da patogênese e da sintomatologia da doença em humanos ainda não estarem totalmente entendidas, a dinâmica e o equilíbrio imunológico impressos por esses eventos desempenham um papel importante nas características e consequências da tricomonose no indivíduo infectado.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/26830
Arquivos Descrição Formato
000758666.pdf (263.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.