Repositório Digital

A- A A+

Residência multiprofissional em saúde : um mosaico de saberes

.

Residência multiprofissional em saúde : um mosaico de saberes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Residência multiprofissional em saúde : um mosaico de saberes
Autor Rosa, Karen Romero Kanaan Kracik
Orientador Rocha, Cristianne Maria Famer
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação em Serviços de Saúde.
Assunto Grupo Hospitalar Conceição.
Interdisciplinaridade
Residência
Residência multiprofissional em saúde
Resumo Este trabalho de investigação tem como objeto o Programa de Residência Integrada em Saúde, da Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, e tem como objetivo descrever o contexto de criação do mesmo e analisar comparativamente este Programa, em relação à sua estrutura e seu funcionamento, com outros três Programas de Residência Multiprofissional em Saúde existentes na cidade de Porto Alegre, quais sejam: o do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o da Pontifícia Universidade Católica do Rio grande do Sul e do Grupo Hospitalar Conceição. Para tanto, discute-se a importância do movimento pela reforma sanitária e a construção do Sistema Único de Saúde para a criação desta modalidade de formação em serviço. A coleta dos dados foi realizada através da consulta de documentos públicos sobre os Programas acima e a análise comparativa foi realizada a partir da Análise de Conteúdo. Portanto, a partir dessa formação em serviço, instala-se assim um novo processo de “pensar as intervenções em saúde”, ou seja, inicia-se uma nova modalidade de ensino e prática, contemplando várias profissões, tanto da área da saúde, como também da área da educação, onde pensar e atuar em saúde, caracteriza-se pela possibilidade de transformar em ato e em formas de trabalho pressupostos, como a integralidade, a territorialização da assistência, a interdisciplinariedade profissional, como preconizado pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/26872
Arquivos Descrição Formato
000760618.pdf (202.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.