Repositório Digital

A- A A+

Monitorização ambiental de fármacos citotóxicos

.

Monitorização ambiental de fármacos citotóxicos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Monitorização ambiental de fármacos citotóxicos
Autor Gioda, Ricardo Soares
Orientador Capp, Edison
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas.
Assunto Citotoxinas
Monitoramento
Preparações farmacêuticas
Resumo A identificação de potenciais fontes de contaminação por resíduos de fármacos citotóxicos é importante para a adequação de medidas de proteção. Devido à variedade de fármacos utilizados na rotina de manipulação é priorizada a monitorização das drogas mais tóxicas (grupo l/IARC) e as drogas manipuladas com maior freqüência. Objetivo: Estabelecer um método analítico específico para monitorização ambiental de fármacos citotóxicos (ciclofosfamida e fluorouracila) e avaliar a presença de resíduos de fluorouracila (5-FU) no local de manipulação desses medicamentos no HCPA. Método: A coleta de amostras foi realizada através da técnica de wipe test, por meio de papel-filtro umedecido em água e armazenado em tubo de ensaio fechado. Coletou-se 96 amostras, tendo como origem frascos de medicamento, superfícies e objetos da área de preparo e luvas utilizadas na manipulação. As amostras então eram encaminhadas a Unidade de Bioquímica e imunoensaios onde se realizava a extração e análise através da Cromatografia Líquida de alta Eficiência (CLAE) com detector UV/VIS. Resultados: O método demonstrou viabilidade para a análise de ambos os fármacos, tornando possível a realização da monitorização. De um total de 96 amostras coletadas para análise do 5-FU encontrou-se um percentual de contaminação de 19,8%. Destaque-se os resultados obtidos entre os frascos de medicamento em sua embalagem original com um percentual de contaminação de 22,25% (7/23). Conclusões: O estudo demostrou que o ambiente de manipulação de citotóxicos pode estar contaminado por resíduos dos fármacos mesmo na ausência de acidentes e desconformidades e a exposição pode começar antes da reconstituição ou diluição desses medicamentos. O método mostrou-se adequado para quantificação de ciclofosfamida e 5-FU, possibilitando fornecer o nível de contaminação do ambiente de manipulação de citotóxicos em um determinado momento e indicando possíveis rotas de exposição.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/26924
Arquivos Descrição Formato
000762596.pdf (4.020Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.