Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRoesler, Valterpt_BR
dc.contributor.authorBergamaschi, Eloísio Andreypt_BR
dc.date.accessioned2010-12-16T04:19:17Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26954pt_BR
dc.description.abstractA evolução da convergência das tecnologias da informação está permitindo a criação de aplicações e serviços nunca antes imaginados. Considerando o crescimento exponencial de informações disponíveis no mundo virtual e suas relações com objetos no mundo real, a necessidade de personalizar o conteúdo e apresentá-lo para o usuário de uma forma simples e intuitiva torna-se evidente. Uma das alternativas para resolver este dilema pode estar na Realidade Aumentada. O tema encontra-se na ascendente do chamado “Hype Cycle” do Gartner para tecnologias emergentes, o que indica que ainda existem muitas dúvidas sobre o futuro desta tecnologia, com uma série de expectativas sobre suas aplicações. Com base nisso, este trabalho efetua um estudo com o objetivo de analisar as tecnologias que darão suporte à nova geração de serviços e aplicações de Realidade Aumentada, relatando o estado atual e tendências futuras. Adicionalmente, o trabalho propõe um modelo de arquitetura que relaciona essas diferentes tecnologias envolvidas. Na análise das principais tecnologias foi possível observar que embora existam protótipos e até mesmo produtos disponíveis no mercado utilizando estas tecnologias, ainda existe um longo caminho a ser percorrido para que as tecnologias de suporte estejam avançadas o suficiente para o desenvolvimento da nova geração de aplicações e serviços de Realidade Aumentada. O modelo de arquitetura proposto foi dividido em 7 módulos - Localização, Ambiente, Perfil, Estado, Agregação, Personalização e Interação. Em cada um destes módulos foram relacionadas as tecnologias associadas, sendo que as tecnologias de redes de comunicação móvel e computação ubíqua foram as que apresentaram maior associação, seguidas pela web semântica, wearable computing, computação sensível ao contexto e internet of things. Ainda, demonstrou-se o estágio atual de desenvolvimento de cada uma das tecnologias envolvidas, onde identificou-se que o tempo médio previsto para o ingresso da nova geração de aplicações e serviços de Realidade Aumentada no mercado é de 5 a 10 anos.pt_BR
dc.description.abstractThe evolution of the convergence of information technology is enabling the creation of applications and services never before imagined. Considering the exponential growth of information available in the virtual world and their relationships with objects in the real world, the need to customize the content and present it to the user in a simple and intuitive becomes evident. One alternative to solve this dilemma may lie in Augmented Reality. The theme is in the ascendant called "Hype Cycle" for emerging technologies from Gartner, which indicates that there are still many doubts about the future of this technology, with a series of expectations about their applications. Thus, a study was conducted with the aim of analyzing the technologies that will support next-generation services and Augmented Reality applications, reporting the current status and future trends and proposed an architectural model that relates these different technologies involved. In the analysis of the key technologies was observed that are prototypes and even products on the market using these technologies, although there is still a long way to go to the supporting technologies be advanced enough to develop the next generation of Augmented Reality applications and services. The proposed architecture model was divided into seven modules - Location, Environment, Profile, state, aggregation, personalization and interaction. In each of these modules are related associated technologies, mobile communication networks and ubiquitous computing showed the greatest association, followed by the semantic web, wearable computing, contextsensitive computing and internet of things. It was shown the current stage of development of each of the technologies involved, where it was found that the average time anticipated for the entry of the new generation of augmented reality applications and services in the market is 5 to 10 years.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRedes : Computadorespt_BR
dc.subjectAugmented realityen
dc.subjectUbiquitous computingen
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectMobile communicationen
dc.titleUm modelo de arquitetura para a próxima geração de aplicações e serviços de realidade aumentadapt_BR
dc.title.alternativeA model of architecture for the next generation of Augmented Reality services and applications en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000762539pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Tecnologias de Redes de Computadorespt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples