Repositório Digital

A- A A+

Leitura de textos sincréticos : relações entre o verbal e o não-verbal em Diário de Bordo de José Bessa

.

Leitura de textos sincréticos : relações entre o verbal e o não-verbal em Diário de Bordo de José Bessa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Leitura de textos sincréticos : relações entre o verbal e o não-verbal em Diário de Bordo de José Bessa
Autor Lerm, Ruth Rejane Perleberg
Orientador Pillar, Analice Dutra
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Arte
Bessa, José Feiteira de
Ensino
Imagem
Leitura
Semiótica
Sincretismo
[en] Art
[en] Bessa, José
[en] Education
[en] Image
[en] Reading
[en] Semiotics
[en] Syncretism
Resumo A presente pesquisa busca conhecer os efeitos de sentido provocados por produções culturais contemporâneas que sincretizam as linguagens verbal e não-verbal e desafiam nosso entendimento. Tem como objetivo estudar as relações entre o verbal e o não-verbal e os efeitos de sentido advindos dessas relações em Diário de Bordo, livro de artista de José Bessa. O corpus de análise é constituído de suas vinte pranchas, as capas anterior e posterior e tem como aporte teórico-metodológico a semiótica discursiva. A obra, qualificada como livro de artista e como texto sincrético, é descrita quanto aos seus procedimentos de sincretização, identificando os graus de intimidade entre as expressões envolvidas. Concluiu-se que o estranhamento que causa no enunciatário é, em grande parte, decorrente da ambiguidade, ou seja, da presença/não presença de certos elementos no enunciado que levam a não distinção de um sentido único. Tal processo é provocado pelas relações de coerência e suas variantes entre as expressões das semióticas envolvidas, isto é, em graus que variam de uma simples semelhança entre as expressões verbal e plástica até a superposição total das semióticas a ponto de tornar quase impossível a distinção entre as mesmas. E, como produção contemporânea, seu discurso assenta-se sobre os termos complexo, soma dos opostos, o profeta, ao mesmo tempo humano e divino, e neutro, resultante da união dos subcontrários, o cibernético, nem humano, nem divino, capazes de dar conta da complexidade de nossa sociedade atual. Pretende contribuir com pesquisas sobre leitura de imagens que tenham como objeto de estudo textos verbovisuais, bem como para as reflexões sobre a arte e seu ensino, na medida em que abre o leque de imagens a serem lidas em sala de aula e, ao incluir a semiótica discursiva como possibilidade de leitura de imagens, aponta um referencial teórico e metodológico para professores de arte.
Abstract Researching the effects of cultural manifestations that syncretize verbal and non-verbal languages and defy our understanding, this dissertation takes a sample of the contemporary cultural production. It investigates the relations between the verbal and the non-verbal and their effects on the senses in Diário de Bordo, an artist‘s book by José Bessa. The object of analysis is composed of twenty planks and front and back covers and the discursive semiotics is adopted as its theoretical and methodological foundation. Bessa's work is characterized both as an artist book and as a syncretic text and it is described according to their syncretization procedures identifying the assorted levels of intimacy between the involved semiotic expressions. The conclusion is that the strangeness of the enunciatee is largely caused by the ambiguity that results from cohesive relationships and its variants among the involved semiotic expressions. As a contemporary work, its discourse is based on the terms complex and neutral, which are capable of coping with the complexity of the contemporary society. The intention is to advance the research on verbal-visual texts, as well as the understanding of art and art education. Discursive semiotics considered as an alternate way of reading images expands the possibilities for this practice in the classroom, and can be pointed out as a potential theoretical and methodological support for art teachers.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/27046
Arquivos Descrição Formato
000763064.pdf (5.124Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.